TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Casos: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

EDER SANTANA GONÇALVES

Gestão Empresarial

Teixeira de Freitas

2013

EDER SANTANA GONÇALVES

Gestão Empresarial

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para dependência da disciplina: Mercado de Capitais.

Prof. Karen Manganotti

Teixeira de Freitas

2013

Treinamento

A definição de treinamento e vista de diferentes formas segundo alguns autores com vemos abaixo.

CHIAVENATO (1985, p.288):

“Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistêmica, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos”

TOLEDO (1986, p.88):

“Treinamento na Empresa é ação de formação e capacitação de mão-de-obra, desenvolvida pela própria empresa, com vistas a suprir suas necessidades”.

HAMBLIN (1978, p.15):

“Treinamento abrange qualquer tipo de experiência destinada a facilitar um ensino que será útil no desempenho de um cargo atual ou futuro”.

Portanto, pode-se concluir que o treinamento é um processo de educação profissional, desenvolvido pela empresa, com objetivo de capacitar a mão-de-obra para suprir suas necessidades.

A Importância de treinamento nas empresas

Como vimos em sua definição, o treinamento e necessário e fundamental nas empresas, para que colaborador entre na rotina de trabalho do local ou melhore seu desempenho, porque já que ele foi contratado com um conhecimento já adquirido de outras experiências tanto profissional quanto pessoal.

É preciso buscar junto aos colaboradores a sua necessidade aplicação de treinamentos, bem como analisar o planejamento para a busca da necessidade deste, pois não basta aplicar o treinamento só por aplicar, é preciso uma análise minuciosa do processo desenvolvido dentro das empresas, para que seja visto onde estão estas necessidades. Quanto ao colaborador, este é o principal responsável pela execução das tarefas.

Universidade Coorporativa

A universidade corporativa é um espaço educacional dentro de uma empresa e por ela gerenciado, com o objetivo de institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, que vise proporcionar a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais, com o propósito de assegurar vantagens competitivas permanentes às empresas. De acordo com teóricos como Meister (1999), Senge (1996) e Stuart (1998), a universidade acadêmica é incapaz de proporcionar a formação exigida pelo mundo do trabalho em constante reestruturação e a universidade corporativa é a grande saída para os problemas educacionais da atualidade.

Exemplos DE UC.

Temos como bons exemplos de Universidade coorporativa a Universidade Coorporativa Banco do Brasil (UNIBB) e a Universidade Coorporativa SEBRAE.

Ambas as Universidades citadas acima, foram criadas para o aperfeiçoamento de seus colaboradores de dirigentes, para ficarem atualizados com o Mundo de Hoje, na UNIBB os funcionários do Banco do Brasil se atualizam e qualificam para o mundo dos Investimentos Financeiros, e na UC do SEBRAE os funcionários se mantém atualizados para atender aos Empreendedores que o procuram apoio no seu negócio.

Para mostra a sua eficiência, as Universidades foram premiadas na 4ª edição do Cubic Awards 2012 – Prêmio Anual de Excelência em Universidade Corporativa. Foram mais de 40 empresas inscritas nas duas categorias: Best Corporate University e Best Education Program.

O Cubic Awards (Corporate University Best-in-Class) é o principal prêmio sobre educação corporativa realizado pelo IQPC no Brasil para reconhecer as iniciativas globais de educação empresarial.

Na categoria “Melhor Universidade Corporativa”.

1º. Unialgar

2º. Banco do Brasil

3º. Caixa Econômica Federal

4º. McDonald's

5º. UC SEBRAE

Na categoria “Melhor Programa Educacional" a UC SEBRAE concorreu com o seu Programa de Trilhas de Aprendizagem.

1º. Banco do Brasil

2º. Unialgar

3º. UC SEBRAE

4º. PEPSICO

5º. Universidade da Globo

Mercado de Capitais

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

O Mercado de ações consiste na comercialização de Títulos de renda variável, emitidos por empresa S.A., e que representam a menor fração do capital de uma empresa, as ações são classificadas como Ordinárias e Preferenciais, que dão Direito a voto em assembléias da organização que é o caso das Ordinárias e Participação nos lucros no dos Casos sendo que Preferências têm prioridade no recebimento do dividendos, essa negociação e realizada pelas Bolsas de Valores, no Brasil é feita pela BM&FBOVESPA.

Produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com