TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial

Casos: Gestão Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

MBA FGV

Gestão Empresarial – turma 52

Economia Empresarial

Professor: Luiz Gustavo Baptista

Aulas dos dias 08, 09 e 10 de Maio de 2014

TRABALHO

2.5 - Questões para o estudo de caso:

1) Dentre os fatores que determinam a demanda de um produto, qual deles influenciou a mudança do perfil do comércio do Sr. Stronger?

Resposta:

As preferências e a renda individual ou familiar dos moradores da região.

2) Com relação à classificação dos diversos tipos de bens, como pode-se considerar o pastel e o caldo-de-cana comercializado pela Pastelaria Stronger? E em relação aos pastéis, como podem ser classificados os sanduíches oferecidos pela concorrência?

Resposta:

Com relação à classificação dos diversos tipos de bens, o pastel e o caldo-de-cana comercializados pela Pastelaria Stronger são considerados bens complementares. Em relação aos pastéis, os sanduíches oferecidos pela concorrência são considerados bens substitutos.

3) Quanto à demanda de pastéis, o que poderá ocorrer se realmente se confirmarem os rumores de que os produtores de cana-de-açucar estão destinando sua produção para as usinas de álcool?

Resposta:

Se confirmado os rumores da destinação da produção de cana-de-açucar para as usinas de álcool, poderá ocorrer um aumento no preço da mesma, sendo necessário elevar o preço pago pelo insumo e em consequência, elevar também o preço cobrado pelo combo pastel+um copo de caldo-de-cana, o que poderá motivar uma diminuição na demanda pelo produto, e ocasionar um aumento na demanda por bens substitutos.

4) Porque a estratégia de redução de preços da concorrência pode afetar os negócios da pastelaria?

Resposta:

Sendo o preço dos bens um dos determinantes da demanda, assim como os bens substitutos, uma redução no preço dos sanduíches poderá levar a uma diminuição na demanda por pastéis, afetando assim o negócio da pastelaria.

5) Em relação à elasticidade de demanda, como pode ser classificada a demanda dos produtos da nova loja de fast-food inaugurada em frente a pastelaria?

Resposta:

Demanda inelástica, ou pouco sensível à variação nos preços.

6) Preocupado com a rentabilidade de um novo investimento, qual deveria ser a quantidade produzida e comercializada pela nova pastelaria, tendo em relação os custos desse novo empreendimento?

Resposta:

Bep = (CF + CO) / (P – CV)

Bep = (12.000,00 + 5.000,00) / (4,00 – 2,50)

Bep = 11.334 unidades

Onde:

CF: Custo fixo

CO: Custo de oportunidade

P: Preço

CV: Custo variável

7) Qual deveria ser a estratégia dominante para as alternativas entre reduzir ou não reduzir preços?

Resposta:

Considerando as estratégias possíveis de Stronger temos que:

Primeiro passo - Analisar se Stronger deve REDUZIR OU NÃO REDUZIR preços, considerando a possibilidade da concorrência REDUZIR preços. Para isso se compara os resultados: 400 > (150). A escolha portanto será 400, ou seja REDUZIR preços.

Segundo passo - Analisar se Stroger deve REDUZIR OU NÃO REDUZIR preços, considerando a possibilidade da concorrência NÃO REDUZIR preços. Para isso se compara os resultados: 800 > 600. A escolha portanto será 800, ou seja REDUZIR preços.

Conclusão: Independente das escolhas da concorrência, a melhor escolha para Stronger será sempre reduzir preços. Nesse caso, para Stronger, a estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com