TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica e Operacional "Klovis Lui Padoveze»

Resenha: Gestão Estratégica e Operacional "Klovis Lui Padoveze». Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

Controladoria estratégica e Operacional “ Clóvis Luís Padoveze”

Conforme (Mosimann,p.96) “ O conceito de Controladoria é a ciência autônoma e não é confundida com a Contabilidade, apesar de utilizar pesadamente o instrumental contábil. Segundo Padoveze “ a Controladoria pode ser entendida como a ciência contábil evoluída. Como em todas as ciências, há o alargamento do campo de atuação esse alargamento do campo de abrangência da conduziu a que ele seja mais bem representado pela denominação de Controladoria.”

Os conceitos apresentados a seguir segundo Padoveze é o suficiente para a implementação de uma controladoria.

Primeiramente é fundamental um diagnostico sobre a empresa, ou seja, quais os sistemas disponíveis para apurar eventuais necessidades de informações que venha por vir e assim também usá-las como apoio para à gestão. Alguns elementos deverão ser alinhados e classificados, a estrutura organizacional deve se entende-la qual a estrutura hierárquica da empresa, verificar se a mesma se faz necessidade de alteração em sua representação e acumulo das informações contábeis e gerencial. Depois de identificado a estrutura Organizacional uma parte muito importante é identificar as unidades de negocio e os processos operacionais, identificar e classificar os principais processos operacionais de cada unidade de negocio. Esta parte é bastante importante, pois deverão entender as operações da organização e os processos que geram resultados, elas irão fundamentar a contabilidade por atividades e unidades do negocio. A identificação de produtos e serviços prestados e fornecidos pela organização é muito importante para o desenvolvimento da controladoria, assim podemos classificar na inserção no sistema contábil.

A caracterização dos eventos econômicos se torna parte deste processo para caracterização e adequação dos principais eventos a serem desenvolvidos pelos gestores. A tecnologia e o sistema da informação deverão ser avaliados, pois o mesmo afetara diretamente na qualidade do processo. Segundo ponto importante conforme o autor são as áreas a serem atendidas. “ O sistema de informação de Controladoria devera ser estruturado para atender, basicamente: a empresa, as divisões ou unidades de negócios, os departamentos, os produtos e serviços, as atividades e por fim as transações.”Clovis Luís Padoveze (p. 42)

A estruturação do sistema Contábil Tradicional entra como terceira etapa, após a efetivação dos diagnósticos da empresa o sistema será desenvolvido através de relatórios básicos, plano de contas fiscais e gerenciais, flexibilidade e analises orçamentária.

E por fim a quarta etapa não menos importante que é a estruturação dos sistemas contábeis gerenciais que são os “sistemas de custos, Inflação da empresa, preços de venda, Contabilidade por responsabilidade e unidades de negócios, orçamentos e projeções, informações para a estratégia e Gestão tributaria.” Clovis Luís Padoveze (p.43)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com