TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Internacional

Exames: Gestão Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDADE 2

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O autor Maia (2001) esclarece que “Existe desigual distribuição das jazidas minerais em nosso planeta. A título de exemplo, citamos o petróleo que é inexistente em alguns lugares e abundantes em outros. Existem diferenças de solos e climas, que diversificam a produção agrícola dos países e existe diferença dos estágios de desenvolvimento econômico. A título de exemplo, o Brasil exporta aviões de porte médio e importa aviões de grande porte.” Esta afirmação quando analisada à luz dos acontecimentos a respeito da fabricação de aviões das empresas líderes nesse mercado: Embraer (Brasil) x Bombardier (Canadá), coloca em evidência a internacionalização das empresas na globalização e seus efeitos.

EUA viram duopólio de Embraer e Bombardier

A disputa comercial entre Embraer e Bombardier, iniciada em meados dos anos 1990, só teve trégua após as fabricantes acordarem em dividir as encomendas, segundo telegramas secretos da diplomacia americana, publicados pelo site WikiLeaks.

A brasileira nega, e a canadense se recusa a comentar. Desde 1996, Bombardier e Embraer, líderes na fabricação de aviões regionais, se acusavam de usar subsídios indevidos dos seus governos. A disputa, segundo documento de 2005 da embaixada americana em Ottawa, esfriou entre 2002 e 2003 devido ao acordo no qual "Bombardier e Embraer dividiram as principais encomendas da US Airways e da Air Canada". O documento cita um negócio fechado em setembro de 2003 com a Air Canada. Outro telegrama, de 2003, afirmava que um pedido feito pela US Airways em maio daquele ano fora "dividido entre as duas fabricantes". "Não faz o menor sentido. Não existe e nunca existiu acordo com a Bombardier sobre as vendas de aviões", diz Carlos Eduardo Camargo, diretor de comunicação externa da Embraer.

No caso da Air Canada, ele diz que a Bombardier vendeu 15 jatos, e a Embraer, 60. No caso da US Airways, ele não lembrava a divisão, mas disse que não foi "meio a meio". (Folha de São Paulo. EUA viram duopólio de Embraer e Bombardier. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/923056-eua-viram-duopolio-de-embraer-e-bombardier.shtml >. Acesso em 11 de agosto de 2013.)

Para o autor este duopólio mundial mostraria um dos motivos que originaram o comércio internacional. Assinale a alternativa que apresenta este motivo, em Maia (2011), de forma correta.

Resposta Selecionada:

Corretad. Os países encontram dificuldades de produção em razão da diversidade de distribuição de recursos naturais, bem como diferenças climáticas e até diferenças nas técnicas produtivas.

Resposta Correta:

Corretae. Os países encontram dificuldades de produção em razão da diversidade de distribuição de recursos naturais, bem como diferenças climáticas e até diferenças nas técnicas produtivas.

Feedback da resposta:

A “Os países encontram dificuldades de produção em razão da diversidade de distribuição de recursos naturais, bem como diferenças climáticas e até diferenças nas técnicas produtivas.” Isto porque, É importante notar que “a impossibilidade de uma região ou país produzir vantajosamente todos os bens e serviços de que tenham necessidades os seus habitantes” (RATTI, 2001, p. 339-340). Isso mostra um dos motivos que originaram o comércio internacional: esta impossibilidade de produção também ocorre em razão da diversidade de distribuição de recursos naturais, bem como diferenças climáticas e até diferenças nas técnicas produtivas. Concordando com este conceito, Maia (2001, p. 24) fala sobre a necessidade do comércio internacional, pois: Existe desigual distribuição das jazidas minerais em nosso planeta. A título de exemplo, citamos o petróleo que é inexistente em alguns lugares e abundantes em outros. Existem diferenças de solos e climas, que diversificam a produção agrícola dos países e existe diferença dos estágios de desenvolvimento econômico. A título de exemplo, o Brasil exporta aviões de porte médio e importa aviões de grande porte. Assim, parece que o comércio internacional é vantajoso tanto para os países, como para empresas, dependendo de como é regulado este comércio pelas autoridades governamentais.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A importância das decisões governamentais na política econômica de um país, segundo estudos realizados pelo Banco Mundial e citado por Dollar e Karaay (2001, p. 1), é evidenciada pelos efeitos positivos, ou não, com o fluxo de importação e exportação de uma economia aberta. Quando por meio da política econômica um país consegue fazer com que as exportações gerem divisas suficientes para pagar pelas importações, ocasionando superávits na balança comercial, a decisão do governo influenciou positivamente os resultados no comércio internacional. Em 2013, no Brasil, o cambio (valor da moeda estrangeira em reais) em relação ao dólar sofreu uma desvalorização acentuada na história econômica do Brasil dos últimos 10 anos. Na ocasião, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega ofereceu a seguinte explicação: “O ministro afirmou que vários países exportadores estão encontrando cada vez mais dificuldades para competir com outros que estão adotando medidas para enfraquecer suas moedas. "A guerra cambial se tornou mais explícita agora porque os conflitos comerciais se tornaram mais pronunciados", afirmou Mantega em entrevista à Dow Jones. "Os países estão tentando desvalorizar suas moedas devido à queda do comércio global. Assim, muitos deles estão em uma situação difícil." (Epoca Negócios/Globo.com. Cambio não é instrumento para frear inflação . disponível em http://epocanegocios.globo.com/Informac ... ntega.html. Acesso em 11 de agosto de 2013.)

Analisando a discussão conceitual a respeito do comércio internacional e os efeitos que as políticas econômicas podem provar como efeitos e traçando um paralelo com a afirmação do Ministro da Fazenda do Brasil, Sr. Guido Mantega, é possível esperar que a desvalorização da moeda real em relação ao dólar influencie a dinâmica do mercado internacional. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira a respeito deste contexto.

Resposta Selecionada:

Corretac. A desvalorização/depreciação da moeda real (Brasil) frente à moeda dólar (USA) provocará elevação das exportações brasileiras e queda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com