TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO no mercado consumidor

Projeto de pesquisa: HISTÓRICO E EVOLUÇÃO no mercado consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RUA CEARA 333 MIGUEL COUTO

79.003-010 CAMPO GRANDE, MS.

Polo Santa Bárbara do Sul

ECONOMIA

ECONOMIA

Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Teorias da Administração Universidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

1HISTÓRICO E EVOLUÇÃO NO MERCADO CONSUMIDOR...........................04

1.1 CUSTOS FIXOS DE PRODUÇÃO.........................................................................07

1.2 CUSTOS VARIÁVEIS............................................................................................08

1.3 EQUIPE DE TRABALHO......................................................................................09

2PESQUISA ECONÔMICA E SOCIAL DAS REGIÕES.......................................... 12

3CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................17

4BIBLIOGRAFIA......................................................................................................18

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade fazer uma análise econômica regional,sobre o ramo de Salão de Beleza e a evoluçãodo mercado consumidor e estudarmos como é o comportamento do consumidor, qual a influencia da economia neste ramo, qual o calculo de custo médio de produção (matéria prima e mão de obra) e como a inflação afeta esse mercado,

1HISTÓRICO E EVOLUÇÃO NO MERCADO CONSUMIDOR

Antigamente os serviços prestados quanto ao ramo da beleza eram restritos a um determinado grupo de pessoas, ir ao salão de beleza, por exemplo, era uma questão de luxo devido os serviços que eram oferecidos tinham um custo muito alto, então somente quem dispunha de um poder aquisitivo desfrutavam de certos privilégios quando se falava de beleza. Ir a um salão de beleza, por exemplo, se demandava um poder aquisitivo alto, os gastos com produtos de beleza para se ter o cabelo perfeito era muito alto devido o pouco oferecimento do serviço, mas ao longo do tempo esse ramo veio crescendo de tal forma que a procura tornou- se grande, tornando assim mais acessível ao bolso do consumidor.

Um dos fatores para o crescimento desse ramo é o investimento em tecnologia aplicada à produção, as inovações quando se trata de beleza e saúde. A sofisticação dos produtos de beleza e dos aparelhos desenvolvidos para cuidar melhor da pele, do cabelo, unhas entre outros.

Nos últimos anos vimos um notório aumento na procura das mulheres no mercado de trabalho. Segundo o IBGE 63,9% em 2011 as mulheres estavam muito ocupadas trabalhando.Com esse crescimento as mulheres estão procurando cada vez mais os serviços de beleza, pelo fato de ser mais cômodo chegar a um salão de beleza e pagar pelo serviço. Outro dado é de que 70

As mulheres de hoje estão mais ocupadas e querem ser atendidas sem hora marcada e não se importam em pagar mais % das mulheres acreditam que cuidar da beleza aumenta a chance de ter sucesso na vida.por um produto de serviço de qualidade.

Portanto empresários do ramo de Salões de Beleza, devem estar atentos às novidades e tendências que surgem no mercado, bem como conhecer o perfil e a preferência de consumo de suas clientes.

O setor de beleza está em alta no mercado brasileiro. Seja na produção e venda de cosméticos, seja nos tratamentos de pele, cabelos ou spas. O fato é que os brasileiros estão cada vez mais vaidosos e chegam a gastar um bilhão em salões de beleza. Por isso, uma questão crucial é a capacitação do profissional, pois os mais qualificados têm destaque nesse cenário otimista e que só tende crescer mais e mais.

De segunda-feira a sábado, do início da manhã até o começo da noite, os salões

de beleza têm lotação máxima. Cortar, pintar e retocar cabelo, fazer unhas, tirar sobrancelhas, depilar, e até massagens. O dia a dia dos salões de beleza está mudando. Muitos outros serviços são oferecidos, se comparado com antigamente, quando os cabeleireiros eram somente para cortar o cabelo.

Esse comportamento mexe com a economia. O item serviços, por exemplo, é um dos que

teve maior alta de preço no início deste ano. “Dependendo do momento econômico, as pessoas compram mais ou menos produtos de beleza. A economia melhorando, as pessoas têm mais dinheiro. Conseqüentemente, elas gastam mais em produtos de beleza ou em salão”, disse o economista Leandro Martins.Isso ocorre, segundo o economista, porque a população brasileira está ascendendo socialmente e a classe média, aumentando.

Essa é a mesma opinião da assessora econômica da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), Fernanda Della Rosa. “O aumento do poder de compra está ligado ao crescimento e à estabilidade econômica. Além disso, houve uma transferência da classe D e E, para a classe C, o que também aumentou o poder de consumo”, explicou Fernanda.

Essa nova forma de vida tem um preço, que depende muito da classe social. De acordo com pesquisa feita pela Fecomércio, dos anos de 2002 a 2008 os gastos com salões de beleza e produtos para cabelo cresceram 44%. Em 2008, data da última pesquisa divulgada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com