TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INVESTIGAÇÃO CONECTADA COM COMÉRCIO EXTERIOR

Resenha: INVESTIGAÇÃO CONECTADA COM COMÉRCIO EXTERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO CUIABANO DE EDEUCAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS MATO – GROSSESNSES DE CIÊNCIAS

SOCIAIS E HUMANAS

ADMINISTRAÇÃO

PESQUISA RELACIONADA AO COMÉRCIO EXTERIOR

ARIANE PINHEIRO DE OLIVEIRA

Cuiabá – MT

2014

ARIANE PINHEIRO DE OLIVEIRA

PESQUISA RELACIONADA AO COMÉRCIO EXTERIOR

Cuiabá – MT

2014

1. Pesquisa relacionada à Comércio Exterior

De acordo com Ricardo Schaefer secretário – executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior o Governo tem peso sob a abertura de mercados, mas afirma que é preciso engajamento da indústria.

“ Tivemos um momento em que praticamente pegávamos as empresas pelas mãos e levávamos à missão.Era um esforço de diplomacia comercial.Ou a China faria isso e ocuparia nosso espaço.Não sei se continuaremos assim.Pedimos à Apex que intensificasse ( seu papel).Lá, as missões deram um salto.Aqui, caiu um pouco e estamos avaliando o melhor mix para 2015.Há um papel indutor do Governo, muitas vezes a empresa busca onde está acostumada a operar tenho forçado a barra com o setor calçadista acostumado à Argentina.O setor calçadista tem diversificado os destinos mas tem caído o percentual de participação das exportações na produção de calçados.Qual a tendência de muitos setores ? pedir mais proteção ( ao governo).As empresas não mantém o espaço ocupado As vezes caem na armadilha do mercado doméstico robusto.O comércio exterior é sempre o resto da produção.Isso precisa mudar.Fiz uma missão ao Norte da África e tivemos dificuldade de achar empresas.Esperam que o governo faça o esforço.O setor privado ainda não acordou.

Entende – se que há resistência das organizações nacionais à exportação. Para Schaefer à falta de motivação do Governo, assim podemos concluir que o setor precisa aperfeiçoar sua infraestrutura diminuir o alto custo de transporte exportação e também cargas tributárias. Foi citada a questão do setor calçadista muito exportado para Argentina, que é um dos maiores compradores de produtos brasileiros e está mergulhada em uma crise financeira assim, prejudicando nosso resultado. Acredito que faltem ações que promovam mais produtos e serviços nacionais no exterior incentivo do governo para assim trazer investimentos para o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com