TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovações em Casas Soberba

Tese: Inovações em Casas Soberba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

A maioria das informações e conhecimentos que uma empresa necessita para a realização de suas atividades se encontra nela mesma, distribuída entre suas áreas e colaboradores. Dessa forma, o principal obstáculo enfrentado não é obter informações, mas sim encontrá-la internamente. A empresa que será analisada a seguir, trata-se de uma tradicional empresa no ramo de vendas no varejo, que vem perdendo força nos negócios com o passar dos anos, dano que atribuí-se a posição conservadora da empresa em relação a disseminação do conhecimento. Vamos então, por meio deste trabalho, buscar alternativas através da Gestão do conhecimento para recuperação da empresa

Objetivo:

Este relatório tem como principal objetivo trazer soluções para Inovação dentro da empresa Casas Soberba, apoiando-se nos princípios da Gestão do Conhecimento.

Procedimento

• Angariação do conhecimento : a empresa deve oferecer condições favoráveis para que o seu colaborador sinta-se a vontade para expor seu conhecimento.

• Compartilhamento do conhecimento: o conhecimento tácito deve ser compartilhado entre as áreas da empresa, para que se torne conhecimento explicito, beneficiando tanto o colaborador quanto a organização.

• Aplicação do conhecimento : não basta apenas partilhar e adquirir o conhecimento, é preciso coloca-lo em prática.

Desenvolvimento

O conhecimento tácito do colaborador deve ser angariado e captado pela empresa.

O colaborador deve sentir confiança em seus colegas de trabalho para que o conhecimento de cada um possa ser disseminado sem medo; a empresa deve estimular essas atitudes, promovendo a interação entre seus colaboradores, estimulando o trabalho em equipe.

Na casas Soberba devem ser usadas ferramentas de tecnologia da Informação como chats online para distribuir e armazenar o conhecimento dos funcionários. Salas virtuais de socialização devem ser disponibilizadas para que os funcionários possam interagir e compartilhar as experiências com produtos, métodos e clientes.

A empresa deve também investir em inovação como vantagem competitiva, oferecendo um diferencial aos seus clientes. Mas como inovar dentro da Casas Soberba ? Basta trazer melhorias na forma de articulação entre as diferentes áreas na empresa, na especialização de funcionários, no relacionamento com clientes. Para isso, a empresa deve criar um canal aberto de comunicação entre essas áreas para ter acesso ao que esperam da empresa, para que busquem atuar da melhor maneira para suprir as expectativas. Assim poderá encontrar os produtos e serviços que o cliente procura, gerar confiança ao cliente, manter contato com ele, fazer processo de pós-venda. As reclamações ajudam a avaliar o nível de satisfação.

CONCLUSÃO

A análise realizada nesse relatório permitiu a identificação dos principais problemas da empresa. Colocando esses problemas em foco, conseguimos definir soluções simples para otimizar a gestão da empresa, através da gestão do conhecimento.

Referências

Nonaka, Ikugiro; Takeuchi, Hirotaka.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com