TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JAC Motors

Ensaios: JAC Motors. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho, o grande esforço que novas marcas em específco ( as empresas chinesas ) na tentativa de penetração no mercado brasileiro a qual conceito e pré-conceitos já estao formados na opinião dos consumidores, tendo em vista a concorrência com outras marcas já nacionalizadas que estão extremamente fixadas na cabeça do consumidor e que já conquistaram a confiança ao longo do tempo , trabalho esse das novas marcas, que envolve um markentig agressivo , garantias maiores, precificação arrojada, valores agregados e muitas vezes até subjugados.

PRIMEIRO DESAFIO: DECISÕES DE PRODUTO E COMUNICAÇÃO

1) A respeito do artigo apresentado e de acordo com o conteúdo da disciplina, qual a sua opinião a respeito das estratégias de produtos dos carros da JAC Motors? E como as empresas brasileiras reagiram e se prepararam diante da nova concorrência? Como a confiança na marca afeta as escolha do consumidor nesse tipo de segmento e qual a sua importância.

A estratégia de produtos dos carros da JAC Motors como forma de mudar a percepção dos brasileiros referente a produtos chineses, sendo o principal atrativo o preço , uma tática que procura envolver os pequenos empresários e consumidores bem como construções de fábricas no território brasileiro para consegui isenção do IPI e obter reduções de preços do veículo.

As empresas brasileiras temerosas em perder seu marketing share e o governo percebendo uma possível aumento do desemprego ,procurou aumentar a taxação sobre produtos importados IPI.

Procurar novas formas que garantem a marca maior fidelização dos clientes é um enorme desafio neste mundo globalizado ,sendo que estas empresas chinesas buscam um intensivo marketing de relacionamento entre seus clientes buscando introduzir suas empresas no território nacional como forma de dar assistência e sensação de proximidade em todas as fases da venda do produtos ,isto é ,pós-venda.

Sendo assim ,essas empresas colocam seus clientes numa posição privilegiada como objeto de cortejá-los primeiro num campo agressivo de concorrência,vendendo veículos completos por um preço muito abaixo das que praticada por empresas nacionais.

2) “Isso sempre caracterizou-se como uma estratégia de mercado, em que o marketing é levado à máxima da segmentação de mercado, onde um mesmo veículo pode atender a vários segmentos, observando políticas de segmentação por preços, modelo, seriação, e estilo”. Com certeza, para que essas estratégias fossem montadas, equipes inteiras foram mobilizadas. Nas nossas aulas, falamos das atribuições de um Gerente de Produtos, ou daquele responsável por direcionar as ações dos principais produtos da empresa, o que os responsáveis pelas empresas chinesas fizeram muito bem. Das atribuições estudadas nas aulas, cite pelos menos 03 delas que vocês julguem serem as mais importantes.

Analisando a estratégia de penetração no mercado brasileiro de produtos jac Motors, podemos entender que se baseia no preço baixo uma vez que o cliente já estar ciente sobre o custo do beneficio da marca e a garantia tem sido fator de importância na decisão da compra , pois muitos passam a confiar na marca pelo simples fato de terem 6 anos de garantia não sendo uma estratégia de apenas custo baixo mas também visando um longo período de tempo.

Assim a jac Motors traz faz cair por terra que produto chinês é barato de qualidade ruim ,deixando claro que não se trata de estratégia de prduto baixo mas de aumentar o valor da marca.

Entre as amplitudes demarcadas pela jac Motors podemos citar três :

• Coordenar atividades de marketing

• Elaborar o plano atual de marketing

• Realizar testes de mercado para os produtos.

3) “Justamente nesse contexto, surgiram os carros chineses com a promessa de não enganarem os consumidores, oferecendo um carro completo por um preço que seria justo, o famoso carro completaço. A maior expoente dessa fase foi a montadora chinesa JAC Motors, que no Brasil é capitaneada por Sérgio Habib, e que quando iniciou suas atividades, adotou o apresentador Fausto Silva como garoto propaganda.” Vimos em nossas aulas, que para que consigamos diferenciação na prestação de serviços temos que focar em 03 itens: oferta (primária e secundária),

entrega e imagem. Defina cada uma e diga em qual delas as empresas chinesas, claramente, focaram mais fortemente?

A oferta primária e secundária da empresa Jac Motors é no sentido é no sentido de comparação com as marcas nacionais, oferecendo um produto idêntico do da concorrência ,com itens que seriam opcionais nessas marcas e na dela já viriam de série, só que pelo preço bem mais acessível (menor) e com uma garantia bem maior ( seis anos ).

No que diz respeito a entrega ,seus produtos já estão disponíveis com todos os itens opcionais, sendo que na concorrência esse mesmo veículo teria que ser encomendado, gerando uma espera do consumidor .

Na imagem, com respeito ao design de seus carros, trazem em suas linhas a modernidade, seriedade e durabilidade, oferecendo até seis anos de garantia e utilizaram como garoto propaganda, uma das pessoas mais respeitadas do Brasil em se tratando de formação de opinião, o apresentador Fausto Silva.

SEGUNDO DESAFIO: LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Considerando o texto e o comportamento do consumidor, sabemos que ninguém gostaria de comprar um veículo e depois ao primeiro problema, ficar sem o devido atendimento. Também é possível observar o esforço de montadoras como a JAC e a CHERY, no sentido de oferecerem uma ampliada rede de assistência e uma rede de distribuição que procura garantir aos clientes as peças necessárias para as revisões e mesmo para reparos em tempos cada vez menores.

Nesse sentido, analisando o texto e o contexto de nosso mercado, apresentamos os questionamentos abaixo, lembrando que a resolução deve embasar-se nos conteúdos disponíveis nas referências digitais e nos demais conteúdos a disposição na Biblioteca Digital.

1) Realizem uma pesquisa acerca dos conceitos relacionados à Logística, definindo o que é e como ela aplica-se à indústria automotiva.

Na indústria automotiva é necessário uma integração de todas atividades logísticas, desde o pedido do cliente, ao fornecedor (indústria ) ao distribuidor (concessionárias), até a entrega ao consumidor finalm agregando serviços e informações, gerenciando a cadeia de suprimentos onde é englobado não somente os processos de negócios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com