TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório De Gestão Contábil

Trabalho Universitário: Laboratório De Gestão Contábil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  9.297 Palavras (38 Páginas)  •  3.340 Visualizações

Página 1 de 38

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ATPS- Laboratório de Gestão Contábil

Disciplina: Laboratório de Gestão Contábil

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Tutor à Distância: Prof. Me. Hugo David Santana

Acadêmica: Cleunice de Fátima Benites RA: 237160

Santa Rosa – RS

2012

CLEUNICE DE FÁTIMA BENITES

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Professor EAD- Prof. Me. Hugo David Santana

Tutor Presencial- Diáquenes Batista

Professor Tutor à distância- Caroline Moraes

Santa Rosa- RS

2012

INTRODUÇÃO

Em meio às complexidades do mundo globalizado é cada vez mais difícil projetar o futuro com precisão. É um momento de escolha de rumos, por parte das empresas, no processo de produção física e intelectual. Planejar, projetar, controlar e realimentar são partes do planejamento das empresas e organizações que almejam uma boa lucratividade.

O objetivo deste trabalho é mostrar através de pesquisas as principais diferenças entre as formas de tributação para que dessa forma o empreendedor possa fazer a melhor escolha na hora de abrir sua empresa.

Também evidenciamos os trâmites sobre a abertura de uma empresa junto aos órgãos competentes, no município de Santa Rosa-RS.

ETAPA 1

A importância de se estabelecerem critérios e etapas para a abertura de uma empresa:

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta de apoio na tomada de decisão. Através dele podemos coletar e avaliar as informações do ambiente interno e externo da empresa, traçando os objetivos e as metas que a empresa deve seguir para chegar a uma posição desejada em um determinado período de tempo. O planejamento estratégico é um tema atual e muito importante que está ganhando um espaço cada vez maior no ambiente empresarial.

Abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público que se deseja atingir e planejar bem o negócio. Uma boa gestão considera estratégias de marketing, um fluxo de caixa controlado e passa também por muita criatividade e inovação. O primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

Principais características que um empreendedor deve ter:

Iniciativa, coragem para correr riscos, capacidade de planejamento, eficiência e qualidade, rede de contatos e liderança.

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve.

O sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.

A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. A pesquisa é um recurso vital que serve para:

- Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc.).

- Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos.

- Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços.

O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for ocaso, de terceirização das atividades.

Composição do mercado e definição do público-alvo

O conceito de mercado é a relação entre a oferta ( pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços ) e a procura ( pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços).

Para desempenhar com sucesso seu novo papel, o empreendedor precisará de informações que o ajudem a mapear com clareza possível três vertentes do mercado:

1. O mercado consumidor, do qual fazem parte os clientes que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados por sua empresa. Para obter dados sobre o mercado consumidor é necessário fazer pesquisas.

2. O mercado concorrente, que produz e vende mercadorias ou presta serviços idênticos ou similares aos que o empreendedor pretende oferecer.

3. O mercado fornecedor, que oferece equipamentos, matéria-prima, embalagens e outros itens que o empresário necessita. Informações sobre fornecedores podem ser encontradas em listas telefônicas, anuários setoriais e revistas especializadas e, ainda, na Internet.

Segmentação de mercado e identificação do público alvo

Segmentar o mercado significa dividi-lo em grupos de compradores potenciais que têm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com