TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MICRO ECONOMIA

Artigos Científicos: MICRO ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO – OBRIGATÓRIA (ESCREVA PELO MENOS 1 PÁGINA)

DEIXE PARA REDIGIR NO FINAL

2. MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1 INFLAÇÃO

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

Exemplo: num país com inflação de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitará de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor de compra.

O ideal seria que as pessoas pagassem mais imposto porque estão ficando mais ricas e não porque a inflação corroi uma parte cada vez maior do que gastam.

2.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juro é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira.

Por exemplo: A taxa de juros representa a razão entre juros e o capital. Caso o valor das taxas Euribor seja superior ao valor da taxa de referência, significará que os agentes económicos esperam que o preço do dinheiro aumente no futuro. Caso sejam inferiores, significa que a próxima alteração do preço do dinheiro por parte da autoridade monetária será de redução.

Conclusão: O juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro e pode ser calculado como juros simples e composto.

2.3 TAXA DE CÂMBIO

É o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações da moeda nacional, sendo assim, a taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em relação a outra.

Por exemplo: As exportações do agronegócios não devem ser tão prejudicadas este ano por causa da desvalorização da taxa de câmbio.Esta foi a conclusão de alguns especialistas do conselho superior de alguns agronegócios da Fiesp.

Conclusão: A alta votalidade da taxa de câmbio nos mercados pode provocar transtornos á saúde econômica e financeira do país.No entanto é difícil avaliar as reais consequências destas intervenções.

3. MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS

3.1.1 Medidas de Tendência Central

São medidas que indicam a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a estatística, ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados como,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com