TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro E Micro Economia

Pesquisas Acadêmicas: Macro E Micro Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Norte do Paraná

Caroline Sidiane, Janeilza Barbosa, Alaelton Vieira, Adriele, Renata, Sérgio

A EMPRESA: APARBS

Aelton peças acessórios, reparos, baterias e LTDA.

Janaúba - MG

2013

Caroline Sidiane, Janeilza Barbosa, Alaelton Vieira, Adriele, Renata, Sérgio

A EMPRESA: APARBS

Artigo científico apresentado ao curso de Administração da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, para a diciplina Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Prof: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva.

Janaúba - MG

2013

Sumário:

1. Introdução

2. Desenvolvimento

2.1 Dados

2.2 Histórico

2.3 Estrutura Organizacional

2.4 Gestão Financeira

2.5 Um Caso Real

3. Conclusão

4. Referências

1. Introdução:

A cadeia produtiva automobilística e extremamente segmentada e envolve desde a produção e a comercialização de automóveis, peças, prestação de serviços e ate grifes que vedem artefatos exclusivos. A globalização do mercado faz com que novas marcas e modelos sejam introduzidos quase que diariamente, sendo a inovação uma característica motriz do setor. Todo este processo vem produzindo enormes saltos tecnológicos em curto espaço de tempo. Essas características tornam o setor extremamente competitivo.

Com o aumento da frota, o setor de serviços apresenta-se também em crescimento. As inovações constantes obrigam as empresas que trabalham neste segmento a se especializarem, estando em processo continuo de qualificação e oferta de novos serviços.

A Aparbs e uma micro empresa familiar do setor de serviços automotivo que se inclui neste contexto possui sete funcionários sendo quatro operários, dois administrativos e três aprendiz.

2. Desenvolvimento:

2.1 Dados:

Nascida e fundada em 1998 a Aparbs – Aelton Peças, Acessórios, Reparos, Baterias e Serviços LTDA – pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob o nº 07263234/0001-70, inscrição estadual nº 55232241400, inscrição municipal nº 0398 com sede própria na AV. Dalton Cunha, nº201, Bairro: floresta na cidade de Porteirinha estado de Minas Gerais. Sócios administrativos Jose Aelton da Silva e Alaídes Vieira Santos Silva únicos proprietários da sociedade empresaria. Tem como atividade principal; o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, e como atividade secundárias comércio a varejo de peças e acessórios usados, serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios, serviços de manutenção e reparação elétrica de veículos automotores e serviços de reboque.

Uma organização privada com fins lucrativos que busca agora se especializar para prestar serviços autorizado para grandes montadoras, seguradoras e indústria especializadas.

2.2 Histórico:

Aelton aos 16 anos descobriu o dom, com muita dificuldade da época tornou-se ajudante do único eletricista que havia na cidade, adquiriu experiência e continuo com este até um determinado dia resolveu ir além. Decidido coma a cara, e a coragem foi para São Paulo com uma mochila contendo alguns pares de roupa e um chinelo para busca de capacitação e compra de algumas ferramentas necessárias para o exercício de seu trabalho. Retornando a sua cidade montou um negócio ambulante “tive dificuldades financeiras e conquista de clientes” disse Aelton. A dificuldade de conquista de clientes era o mais complicada pois eles não davam a oportunidade de conhecer o novo eletricista que estava nascendo. Posto a construir uma cultura que mantivesse os indivíduos unidos em torno dos determinados ideais, mesmo que essas mudanças seriam lentas e não apareciam de imediato. Mas a cultura se construiu ganhou a confiança dos clientes e decidido alugou um espaço com área de dez metros quadrados para o desenvolvimento do seu trabalho, após cinco anos de trabalho os obstáculos continuaram e aumentaram pois havia dificuldade de conseguir credito e profissional qualificado. A busca de aprimoramento fez com que o sócio buscasse cursos, cursos a distancia realizados pelo Instituto Universal Brasileiro e com isso ele foi adquirindo experiência e a confiança dos clientes. Após quatro anos com o bom desempenho e lucratividade da empresa obteve uma visão ampla, adquire-se um estabelecimento com sede própria. estabelecimento hoje com 640 metros quadrados. Para novos empreendimentos e investimentos surgiram novas necessidades como um capital que desce para arcar com as despesas do novo investimento. Para isso buscou uma financeira que oferecesse juros baixos e prazos longos. Como a empresa ia seguindo e desenvolvendo, ouve a necessidade de contratar mais profissionais; uma secretaria para manutenção de compra e venda e outros três na área operacional. Na área administrativa uma dos sócios (Alaides) e formada em matemática e outro sócio(Aelton) com um crescente interesse buscou também se especializar-se e formou em administração. Hoje a Aparbs e uma pequena empresa familiar que sobreviveu às dificuldades e necessidades do mercado.

José Aelton ainda afirma que ser inteligente não e ser criativo mais sim buscar informações para criar conhecimento.

2.3 Estrutura Organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com