TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MIOPIA EM MARKETING

Pesquisas Acadêmicas: MIOPIA EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO - UNICEUMA

COORDENADORIA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 4º PERÍODO

TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:

Miopia em Marketing

SÃO LUÍS – 2013

1 OBJETIVO

• Compreender e definir o conceito de miopia em marketing e suas causas;

• Discutir como evitar que uma organização entre em processo de declínio causado pela curta visão que possui do mercado;

• Verificar a utilidade de algumas ferramentas administrativas que podem ajudar a sanar este processo;

• Entender a diferenciação de Miopia em Marketing e Janelas de Oportunidades;

• Constatar e exemplificar através da história de algumas organizações o processo de miopia.

2 MIOPIA EM MARKETING

Theodore Levitt, norte-americano e economista, considerado um importante autor sobre a área de marketing lançou em 1960 o conceito de miopia em marketing na sua obra “Marketing Myopia”.

Este conceito criado por Theodore relata que muitas empresas se concentram apenas no seu produto, tendo assim uma visão a curto prazo sobre o mercado de atuação, em detrimento da clientela.

A visão míope desconsidera a importância do cliente para o negócio, deixando de lado as necessidades e desejos destes. Este é um problema pelo qual muitas empresas passam, a partir do momento em que se focam apenas no seu produto, tendo uma visão limitada do processo, não conseguindo assim fazer uso, ou até mesmo perceber as possibilidades existentes no mercado, fora da organização.

Este será o caminho para o fracasso de muitos negócios, pois existe a ilusão de que a empresa está em fase de crescimento. Quando na verdade a empresa pode até mesmo permanecer em nível estagnado, mesmo que fatores externos a esta sejam favoráveis. Isso ocorre não apenas porque o mercado está saturado, mas sim decorrente da má administração e falta de planejamento, ocasionado pelo fato de que a organização não conhece de forma clara a definição do seu ramo de atividade.

A organização deve procurar estudar o mercado, e não se assegurar no fato de estar em expansão. Pois o ambiente externo à empresa está em constante renovação, logo, esta deve procurar subsídios para crescer junto e suprir as constantes exigências do mercado. Seus produtos (bens e serviços) necessitam estar em processo de aperfeiçoamento contínuo, para que não se tornem obsoletos ou sejam ameaçados por produtos de outras organizações.

Seguir os processos de inovação tecnológica dos centros de pesquisas e dos concorrentes, dominando esta tecnologia que gera redução de custos da produção e elevação da qualidade, estar atento as tendências de consumo, manter um departamento de marketing e qualidade da sua empresa atualizados, são algumas das medidas que vão ajudar a empresa ao caminho do sucesso.

Aquelas organizações que entram em processo de declínio por causa da sua curta visão, ocorre devido a quatro aspectos:

• A crença de que a organização manterá seus lucros em crescimento é assegurada, já que a população consumidora se mantêm em crescimento. O mercado está inicialmente em expansão, o que evita que o fabricante venha a se preocupar com o futuro da organização;

• A ideia de que não há produtos no mercado que possam concorrer ou ameaçar o principal produto da indústria;

• Redução dos custos de produção;

• Exagerada produção em massa.

Neste caso muitas empresas podem vir à falência, sendo assim é necessário que a empresa possua um setor de marketing, para poder se reorganizar e adaptar-se ao momento de mudanças externas, pois só sobreviverá aquelas que têm o entendimento de que o cliente é fator de extrema importância. Pois toda empresa que alcança o sucesso, não é somente pelo lançamento de produtos de alta qualidade, e sim também devido ao tratamento diferenciado que tem com o seu cliente, fidelizando este e buscando sempre pesquisar as necessidades do seu público, criando assim a sua própria expansão.

3 COMO EVITAR MIOPIA EM MARKETING

Um dos principais problemas causadores da miopia em marketing é a orientação da empresa para o produto em vez de orientar-se para o cliente. Ou seja, as empresas estão mais preocupadas em focar no seu produto, em vez de buscar a satisfação do cliente. Nesse intuito, a organização tem que desenvolver a capacidade de sensibilidade, para perceber o que é importante para a criação de valor.

Além de estar orientada para o consumidor, a empresa tem de se preocupar em orientar-se também para o mercado, preocupando-se com a concorrência direta e indireta que estão atentas as tendências, desejos e necessidades dos mesmos.

Uma ferramenta importante para que a empresa não caia nas "redes" da miopia é a P&D ( Planejamento e Desenvolvimento de produtos) que busca pesquisar projetos para o desenvolvimento de tecnologias voltada para a criação de novos produtos, serviços e processos para satisfação do mercado.

Deve-se também levar em consideração algumas características relevantes para o desenvolvimento de novos produtos que são:

• Imaginação;

• Criatividade;

• Talento;

• Audácia;

• Flexibilidade;

A liderança é essencial para o andamento da empresa, pois os líderes devem ser exemplos para seus colaboradores frisando a importância que deve ser dada ao cliente, motivando as equipes para que estas possam desenvolver ideias exigidas pelo mercado consumidor.

4 MIOPIA EM MARKETING VERSUS JANELAS DE OPORTUNIDADES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com