TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAMENTO DE PORTFOLIO TÍPICO

Tese: MODELAMENTO DE PORTFOLIO TÍPICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Tese  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

PSI.20

SIMULAÇÃO DE CARTEIRA DE TITULOS

Trabalho elaborado

Turma:

Ano letivo: 2014/2015

Professor:

Trabalho no âmbito da disciplina: Mercados e produtos financeiros

Índice

Introdução pág

Relatório nº 1 pág 3

Relatório nº 2 pág 5

Relatório Final pág 7

Histórico de Transacções pág 11

Mapa de Fluxos de Caixa pág 16

Composição Acumulada da Carteira pág 17

Prints pág 18

Anexos pág 42

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Mercados e Produtos Financeiros foi-nos apresentado o regulamento de um trabalho baseado no mercado bolsista de acções do PSI-20, segundo o qual, a partir do dia 13 de Outubro teremos de simular aquisições e vendas de acções de uma ou várias empresas constituintes deste índice, movimentos para os quais nos é disponibilizado um montante inicial em caixa de 50.000 euros. Estas transacções devem durar até ao dia 24 de Outubro, onde teremos de vender toda a nossa carteira.

Uma vez que, até ao início desta unidade curricular, e mais concretamente desta matéria em específico, não tinha qualquer conhecimento sobre acções optei, pelo menos no início, por um perfil de investidor moderado. Esta opção pode ser justificada por um lado pelo meu reduzido conhecimento no que diz respeito aos produtos financeiros em questão e ao mercado bolsista e, por outro lado, ao facto de apesar disso, estar disposta a correr alguns riscos, ainda que pequenos, pelo menos até ter uma melhor percepção de tudo o que envolve este mercado e o seu funcionamento.

Apesar de o conceito de perfil moderado estar relacionado com uma relativa abertura ao risco para que o retorno do investimento seja mais atractivo, a minha preocupação não estará neste momento inicial focada nos possíveis ganhos ou perdas mas sim na evolução da cotação de cada empresa bem como nos acontecimentos socioeconómicos ou políticos do nosso país, e também de outros países, que possam influenciar ou justificar a subida ou queda de uma cotação de uma determinada empresa num dado momento.

Assim, o meu principal objectivo é aproveitar este trabalho para entender melhor o funcionamento do mercado bolsista e a importância que este pode ter no dia a dia de todos nós, mesmo quando o seu funcionamento nos é alheio e desconhecido.

Relatório nº 1

Optámos por um perfil de investidor moderado, estando dispostos a investir o nosso capital em vários sectores e garantir que pelo menos fiquemos com 1% sobre o capital inicialmente investido.

A composição desta carteira é feita com base no quadro, onde visa o nível de risco, PER e Dividend yield. Após análise de alguns mapas de posição financeira, cotação, evolução de acção face ao PSI-20 a nossa escolha é a seguinte:

Empresa Nivel de risco PER Dividend yield

BPI Muito Alto 0,00 0,00

BCP Muito Alto 0,00 0,00

Jerónimo Martins Alto 13,84 30,00

Galp Energia Médio 34,25 34,61

NOS Alto 27,09 15,00

EDP Renovavéis Alto 36,92 4,00

Média 18,68 13,94

(Quadro nº1)

Delineamos uma meta de lucro para a nossa carteira de investimento em cerca de 2% do montante inicial, devido principalmente à conjuntura económica mundial. Por outro lado definimos um limite de ganhos bem como um limite de perdas, cujos valores são 1,5% e -3,5% respectivamente.

Uma vez que o conhecimento inicial do mercado não era o mais experiente, decidimos diluir o investimento em vários sectores de atividade de forma a mitigar o risco do investimento. Assim fundamentamos a escolha da carteira da seguinte forma:

• BPI: Detém posições muito relevantes na gestão de fundos de investimento, fundos de pensões e seguros de vida-capitalização. Compõe posições de liderança, em Angola com quotas de 12% e 16% em termos de crédito e depósitos, respectivamente, e quotas próximas dos 30% nos cartões e nos terminais de pagamento.

• BCP: Teve uma boa cotação no mercado onde por alguma razão fez este cair e atingindo um mínimo sem precedentes, numa análise gráfica da evolução verificamos que este, desde 2012, tem vindo a decrescer e que ao longo deste ano está a recuperar a um bom nível e acreditamos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com