TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia PIB Economia

Casos: Macroeconomia PIB Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 6

MACROECONOMIA

O que é PIB?

PIB ou Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras.

Não são consideradas as transações intermediárias, é medido a preços de mercado e pode ser calculado pela ótica da produção, o PIB corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, o valor da produção dos bens e serviços descontados os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, mais os impostos indiretos, mais a depreciação do capital, menos os subsídios governamentais.

Pela ótica da renda, é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.

Pela ótica do dispêndio, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações.

Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.

O PIB de uma maneira geral é a forma de mensurar a riqueza de um país, apesar de ser um indicador muito questionado, ainda possui seu caráter de referência na economia de um território, podendo ser o país, estado ou município.

Valor do Produto Interno Bruto pode ser denominado real ou nominal. Nominal se refere ao valor a preços correntes, ou seja, quando não é descontada a inflação. A variação do PIB nominal não permite uma análise do que de fato se alterou, podendo os preços dos bens ou a quantidade produzida. Por isso, que nessas análises se utiliza o conceito de PIB real, quando a inflação é descontada, a variação do PIB real representa a alteração da quantidade de bens e serviços produzidos na economia.

O valor do Produto Interno Bruto quando é considerado pela ótica do dispêndio pode ser representada como nos manuais de macroeconomia:

PIB = C + I + G + (X – M)

Onde C é o consumo das famílias, I é o investimento das empresas – que somam a formação bruta de capital fixo (FBKF) e a variação dos estoques – G é o valor do gasto do governo, X é a exportação e M a importação.

Alguns outros conceitos são derivados do PIB: PIL ou Produto Interno Líquido é o valor do PIB deduzido o valor das depreciações. PNB ou Produto Nacional Bruto é o valor do PIB descontado o valor da Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE). Esta renda representa a diferença entre recursos enviados e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção. PIB per capita é o valor do PIB distribuído pelo total de habitantes de um determinado território.

O PIB per capita foi por muito tempo utilizado como parâmetro de comparação para perceber a distribuição de renda e qualidade econômica de um território, hoje indicadores diferentes são utilizados, como o Índice de Gini que mede a distribuição de renda, o IDH que é o Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros propostos. As demais notações são análogas de forma resumida temos:

PIL = PIB – depreciação

PNL = PIL – RLEE

PNLCF = PNL – impostos indiretos + subsídios

RN = PNLCF – impostos direto + transferências

Onde RN é a Renda Nacional e “cf” representa que a variável está medida em custo de fatores, ao contrário dos demais que são medidos a preços de mercado.

Alguns profissionais apontam diversos problemas quanto à mensuração do PIB, podemos destacar alguns pontos:

Comparação entre países

Os agregados e a mensuração em moedas domésticas, diferenças de agregados a serem escolhidos e a mensuração em moeda doméstica, ao invés de uma moeda única.

Problemas do uso do câmbio, alguns produtos são denominados como tradeables, esses produtos são comercializáveis internacionalmente e a comparação é fácil. Mas diversos produtos não se encaixam nessa classificação (non-tradeables), por exemplo, o serviço do cabeleireiro.

Os subsídios alteram o valor dos produtos.

Uso da Paridade de poder de compra (PPC), ou seja, um indicador que funciona como um índice para representar o poder de compra em qualquer país, sem as dificuldades com a utilização do câmbio comum. Muitas discussões sobre o estabelecimento de uma mercadoria padrão, mas nada se concluiu.

Cada país possui uma metodologia para a mensuração do Produto Interno Bruto, as diferenças metodológicas são obstáculos, existem diversas propostas para uma padronização.

Economia informal

Dificuldade de informação, impossibilidade de calcular o valor da produção de milhares de unidades informais. Graus diferenciados de atividades, variabilidade imensa de atividades informais, que dificultam a classificação. Atividades não-monetizadas, produção de bens e serviços sem fins lucrativos.

Problema do meio ambiente

Há muito se discute a ampliação dos cálculos, adicionando os efeitos do ambiente. Como diversas atividades consomem recursos naturais, muitos profissionais defendem que esse valor que é retirado de um território deve ser deduzido da riqueza calculada.

Essa idéia enfrenta grandes problemas, políticos e econômicos, a idéia do progresso impede que se analise esses efeitos negativos e sejam expressos nos resultados do PIB. Além disso, a dificuldade de estimar um valor que corresponda ao consumo ou destruição de algum elemento natural não é uma tarefa fácil, muito menos o consenso sobre a adoção dessa variável.

Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com