TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macroeconomia na Economia

Por:   •  10/1/2016  •  Artigo  •  4.405 Palavras (18 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

ECONOMIA

MACROECONOMIA

Aluno: Lucas Meneses de Santana e Silva

Matrícula: 20811616

Professora: Ana Cândida 

Turma: 01       Horário: T – 8hs/10hs  -- Q – 10hs/12hs

Campina Grande - PB

julho/2009


ÍNDICE

  1.  Introdução
  2.  Macroeconomia
  3.  Medidas da política econômica
  4.  Agregados Macroeconômicos
  5.  Mercados Macroeconômicos
  • Mercado de bens e serviços
  • Mercado monetário
  • Mercado de trabalho
  1.  Modelos Macroeconômicos
  • Demanda agregada
  • Oferta agregada
  • Dinâmica e Equilíbrio Macroeconômico
  1. Conclusão
  2. Bibliografia Consultada

INTRODUÇÃO

A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que especializada na análise das variáveis agregadas, como produção nacional total, renda, desemprego, balança de pagamentos, taxa de inflação, dentre outras. De modo simples, tem-se que a Macroeconomia é uma das divisões da Economia dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo.

        A Macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências de certa área, envolvendo, principalmente, a produção, a geração de renda, o uso de recursos, a variação dos preços e o comércio exterior.

        Neste trabalho, além do conceito e objetivos da Macroeconomia, poderão ser observados como algumas medidas políticas podem influenciar na economia de um país. E mais, as definições e funções dos agregados econômicos, bem como, uma alusão sobre mercados e modelos macroeconômicos. Demanda, Oferta, Keynesianimo, Dinâmica e Equilíbrio macroeconômicos, dentre outros, serão assuntos expostos.


MACROECONOMIA

Qual o objetivo da Macroeconomia?

Os principais objetivos da Macroeconomia é o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, que se traduz como a forma política, social e econômica pela qual uma sociedade é regida. É a organização pura do estudo da Economia, ou seja, organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços da população.

Teoria Macroeconômica e o Keynesianismo

A teoria macroeconômica estuda as causas e as conseqüências do desemprego. Até a publicação, em 1936, de The General Theory of Employment, Interest and Money (1936; Teoria geral do emprego, do juro e da moeda), de John Maynard Keynes, a explicação clássica das causas do desemprego dizia que elas eram determinadas pelas estruturas rígidas do mercado de trabalho, que impediam que os salários baixassem até o nível do ‘equilíbrio’.

Keynes afirmou que o desemprego pode estar relacionado a uma insuficiente demanda agregada ao mercado de bens, e não a um desequilíbrio no mercado de trabalho. Essa insuficiência tem relação com o investimento planejado menor que a reserva disponível.

Também ressalta a importância das variações do nível de produção e emprego, como movimentos equilibradores que permitiriam igualar o investimento e a reserva, determinando-se assim o nível de equilíbrio da renda nacional total e da produção nacional.

A ênfase do keynesianismo na demanda, como determinante chave do nível de produção em curto prazo, permitiu iniciar o desenvolvimento da contabilidade nacional e de conceitos, tais como o gasto total em consumo, em formação de capital (produção de maquinaria, fábricas etc.), em gastos públicos e em exportações e importações, que constituem os elementos chave que compõem a ‘demanda final’ agregada à economia.

Também permitiu realizar a análise dos determinantes desses elementos chave da demanda final, ao desenvolver a teoria da demanda agregada de consumo e suas relações com os níveis da receita, assim como sua dependência dos tipos de interesses existentes. Portanto, a teoria monetária é uma parte essencial da teoria macroeconômica, uma variável monetária cuja função principal, em um mundo de incertezas, limita-se a equilibrar a  oferta e a demanda de dinheiro, e não a equilibrar o investimento e a poupança planejados.

A teoria monetária também está relacionada com outro elemento chave da macroeconomia: a inflação. Para completar o estudo dos principais componentes da demanda agregada, devem ser considerados os fatores de equilíbrio externo, ou seja, o saldo entre exportações e importações e os seus determinantes, sobretudo os tipos de câmbio.

Mercados macroeconômicos

A Macroeconomia estuda a economia como um todo de um país, e para isso, se fixa ao funcionamento individual de uma série de mercados, e as inter-relações produzidas. Como principais mercados macroeconômicos têm-se:

 Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços. É o mercado onde se compra e vende todo o tipo de bens (alimentos, eletrodomésticos, etc. e serviços (médicos, advogados, etc.).

Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego. É o mercado relacionado com a oferta de trabalho (desejo dos habitantes de um país de trabalhar) e demanda de trabalho (interesse das empresas em contratar trabalhadores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (550.7 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com