TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Aplicado ao Design

Por:   •  3/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.194 Palavras (13 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 13

Roberta Bueno Almeida

 INOVAÇÕES DIGITAIS

INOVAÇÕES DIGITAIS

Prof. Fabiano

conteúdo

  • Marketing
  • Negócios
  • Armazenamento  
  • Comportamento para venda
  • Fake News
  • Aulas Expositivas
  • Leading Case
  • Campanhas
  • Seminários

bibliografia

  1. KOTLER, Philip. A Bíblia do Mar
  2. MAGRANI, Eduardo. Internet das coisas.
  3. BROWN, Tim. Design Thinking

AULA 1 (19/02) PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

conceitos iniciais

Segmentação: divisão de produtos e serviços para públicos-alvo diferentes.

  • Coxinha Dourada de Bueno de Andrada: exemplo do uso do mecanismo de tradição, para demonstração da consolidação e sucesso da marca no mercado [SINCE 19XX].

  • Moda: acompanha o tabloide da temporada. Atualmente, é comum que se pense em maneiras alternativas do uso de matéria-prima natural para a fabricação de tecidos específicos.

  • Lupo: marca que teve como início de mercado consumidor o público de meia idade, com foco direto na venda de meias. Com a troca de administrador, passou a investir em produtos variados, relativos ao vestuário. Atualmente é uma empresa gigante a nível nacional.

planejamento de marketing

Início: marketing baseado no convencimento, na vantagem relativa à venda ou troca de um produto por outro.

Atualidade: foco na embalagem como maneira de impressionar e impulsionar a venda de determinado produto. Calculo de quantidade de produção e segmentação de público, para que haja menor gasto e maior lucratividade.

  • Bicicleta compacta: permite que o usuário ocupe menos espaço ao armazenar ou transportar sua bicicleta. Trata-se de uma adaptação ao mercado consumidor que busca praticidade.

conceito de marketing

  1. Philip Kotler: trata-se de um processo social por meio do qual sanam-se os desejos e necessidades da população, através de ofertas, do atendimento da procura e da livre-negociação. Enfim, é o suprimento de necessidades de forma lucrativa.

  • Patente: acordo por meio do qual cria-se o direito de exploração exclusiva de um produto por tempo determinado.
  1. AMA (American Marketing Association) : marketing é administração de marketing

Conceito (Kotler) : a administração de marketing é a arte e a ciência da escolha de mercados e de alvos, bem como a captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação e da entrega, que trazem por consequência a comunicação de um valor superior ao inicial para o cliente (lucro).

aula 2 (04/03) administração de marketing

Empresas Inovadoras / Líder do Mercado: aquela que investe no sentido de comunicação e em técnicas de venda para que obtenha clientela com maior facilidade.

  • Produto: tangível. Tipo de mercadoria que se toca.
  • Serviço: intangível. Tipo de mercadoria que se executa.

tIPOS DE MERCADO

Conceito: mercado é o conjunto de compradores reais ou potenciais de um produto ou serviço.

  1. Mercado Consumidor: produtos e serviços destinados ao consumidor.

  1. Mercado Organizacional: produtos e serviços destinados a empresa.

Intermediário ou Atravessador: trata-se da empresa que intermedia a venda entre a empresa fornecedora e o mercado consumidor. É o caso da Nestlé, que vende seus produtos para supermercados e atacados, que serão a fonte de compra para o consumidor final.

Fabricação de Cadeira (BTOB: business to business) : quando uma empresa produz alguma coisa, necessita de matéria prima que é, necessariamente, o produto de outra empresa. Assim sendo, o mercado organizacional é definido como aquele em que produtos e serviços são negociados entre empresas. Trata-se, portanto, de um mercado que negocia CNPJ por CNPJ.

  1. Mercado Global: empresas que vendem seus produtos e/ou serviços por meio de exportação para outros países.

  1. Mercado Governamental: venda de produtos e serviços para o setor público.
  1. Mercado não governamental: trata-se da compra e venda de serviços e oferecimento destes à comunidade (ONGs).

[pic 1]

AULA 3 (11/03) SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

Marketing B2Bmarketing business to businessmarketing industrial ou marketing empresarial é a prática de indivíduos ou organizações, incluindo empresas, governos e instituições, de promoverem os seus produtos ou serviços junto de outras organizações que, por sua vez, irão revendê-los, usá-los como componentes dos seus produtos e serviços, ou para apoiar as suas operações (WIKIPEDIA).

B2C: trata-se do marketing realizado entre empresa e consumidor – business to costumers.

SIM ( Sistema de Informações de Marketing): trata-se do banco de dados de informação de uma empresa. Assim sendo, é o monitoramento necessário para a tomada de decisões em relação ao público alvo – criação de estratégias, produtos, serviços, etc. São pois, pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias para o marketing em si.

pesquisa de marketing

  • Conceito: consiste na obtenção de informações para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades (SAMARA, 2004). É, pois, a alimentação do Sistema de Informações de Marketing (SIM).

Leading Case: P&G , marca mundialmente famosa pela produção de uma série de produtos usados no dia-a-dia, investiu no “Avião do Faustão” para que o Head n’ Shoulders pudesse ser vendido no Brasil, haja vista sua repercussão no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (493.1 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com