TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Dissertações: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1 – Passo 1

Do que o Brasil mais vai precisar?

Entidades de classe e especialistas ouvidos pelo Jornal do Globo apontaram alguns profissionais que devem ser disputados pelas empresas:

• Agrônomo

• Engenheiro civil

• Engenheiro de petróleo

• Engenheiro Naval

• Engenheiro de minas

• Analista de sistemas 50% a 75% a oferta de empregos

• Gerente de projetos de tecnologia da informação

• Engenheiro de software

• Técnico ferramenteiro

• Técnico em eletrônica

• Técnico em logística

• Técnico, guia gerente e outros profissionais em turismo.

• Contador

Passo 2

Profissão – Analista de Sistemas

É o profissional encarregado de sistematizar informações, ou seja, é aquela pessoa que realiza estudos de processos computacionais e cujo objetivo é encontrar a melhor e mais racional forma de processar a informação. O analista de sistemas desenvolve soluções que serão aplicadas pelo computador, baseadas na conexão que existe entre o usuário, o programa e o equipamento.

As principais áreas de atuação deste profissional são: administrador de banco de dados; gerente de redes de médio e pequeno porte; projetista e engenheiro de programas; professor de informática, bem como o desenvolvimento de projetos pedagógicos; consultor de equipamentos, programas e processos informatizados administrador das informações (ou da tecnologia de informação) em uma empresa.

As atividades diárias deste profissional incluem a criação de inovadores produtos e serviços computacionais; administração de projetos; suporte aos usuários; organização e planejamento do processamento, armazenamento, disponibilidade e recuperação das informações; gerenciamento do fluxo de informações geradas e espalhadas pelas redes de computadores dentro de uma empresa; identificação dos requisitos, especificação, análise, programação e projetos do sistema, testes, implantação e acompanhamento dos sistemas pedidos pelos usuários.

Além da constante atualização, este profissional deve possuir algumas características, são elas: domínio da língua inglesa (item fundamental, visto que a tecnologia de ponta utiliza este idioma no mundo inteiro, exemplo disso é o Vale do Silício, situado na Califórnia); ter uma visão sistêmica, quer dizer, uma visão ampla e clara dos objetivos da empresa, melhorando a competitividade e a eficácia dela; bom relacionamento interpessoal, ou seja, saber se comunicar de forma empática para entender bem as necessidades e os problemas dos seus clientes; liderança, não somente por ser a pessoa que determina o que, quando e como algo deve ser mudado (no processo da informação), mas também por possuir a capacidade de motivar os outros colaboradores para a mudança e saber explicá-la; raciocínio lógico e rápido, facilidade com os números e senso analítico aguçado completam esta lista.

Passo 3

Entrevista feita com o Analista de Sistemas Eduardo Ribeiro de Carvalho trabalha na empresa Embraer há 12 anos, sua atuação dentro da empresa vai desde desenvolvimento de software, Analista de Sistemas/Analista de Negócios em Sistemas de Informação, treinamento, suporte e até mesmo como instrutor de JAVA. Média salarial inicial é de R$3 mil até R$17 mil.

Cursos de formação e aperfeiçoamento: Técnico em Informática, Bacharelado em Analista de Sistemas; Certificação em JAVA, SCRUM MASTER; KANBAN entre outros.

O profissional de Sistemas de Informação poderá atuar no mercado de trabalho, em empresas de todos os portes, públicas ou privadas, em todos os seguimentos de negócios (indústrias, bancos, prestação de serviços, comércio, terceiro setor etc.), exercendo as seguintes funções:

Projetar, adquirir ou desenvolver, implantar e dar manutenção em produtos de software como sistemas de informação, utilitários e outros tipos de programas de computador.

Planejar e gerir o fluxo de informações geradas e distribuídas por computador, úteis para os diversos níveis hierárquicos de uma organização, na tomada de decisões e no registro e controle das principais variáveis do negócio. Implantar e administrar bancos de dados adequados à armazenagem e recuperação das informações. Definir configuração de máquinas, redes e equipamentos auxiliares, buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com