TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Aplicada

Casos: Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  4.543 Palavras (19 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO: ADMINSTRAÇÃO

POLO: REPÚBLICA BÉLEM

ADENILCE DA SILVA: RA-384593

ELIANA ALCANTARA: RA-384213

LUCIANA DA SILVA: RA- 384227

MILENE RODRIGUES: RA- 386298

ROSENILDA DA COSTA: RA- 388005

SANDRA DA S. GOMES: RA- 384579

DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

Benevides-PA

09/12

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo investigar as premissas da administração, suas características como elemento social e os contextos históricos que fizeram surgir às teorias da administração, que teve sua importância reconhecida a partir século xx, após a Revolução Industrial por meio de estudiosos como Frederik W. Taylor, que analisou métodos para chegar aos estudos de tempos e movimentos subdividindo as atividades, mas complexas em atividades, mas simples. E Henry Fayol que se preocupou em construir um modelo de padrão de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana.

Com o passar dos anos às teorias precisam se adaptar aos novos tempos e a novos desafios internos e externos no meio ambiente das organizações, utilizando ferramentas como a tecnologia, que designa o progresso, pois cria incentivos em todos os tipos de empresa, fazendo com que os administradores busquem cada vez mais a eficácia, sempre dentro dos critérios da ética que tende a fundamentar certa forma de comportamento moral. O pensamento sistêmico onde o novo papel do administrador é se mostra capaz de oferecer um ambiente propício de trabalho, motivação para que seus colaboradores se sintam estimulados, capaz de desenvolver conhecimentos e mostrar suas habilidades, pois atualmente as empresa se mostram, mas flexível diante de seus colaboradores, determinando a sua liderança situacional.

Na antiguidade, roupas eram produzidas pelos próprios moradores em sua Própria casa, apenas em exceções eram vendidas, a interferência de trocas estimularam a produção de bens á venda, essa nova atividade expandiu-se através da habilidade humana, que começou a se moldar a essa nova forma de administrar. Assim as organizações começaram a tomar seus aspectos.

Com a Revolução Industrial e com as aplicações da maquina a vapor criou-se argumentos perfeitos para as primeiras teorias da administração, seguidas da igreja católica e das organizações militares. Entretanto a administração moderna surgiu no século xx e começou a ser estudada por alguns pioneiros, como Frederik W. Taylor que publicou seus estudos desenvolvendo a escola da administração cientifica, sua preocupação era aumentar a eficiência na indústria por meio da racionalização do trabalho do operário preocupando se com as organizações das tarefas, retirando os excessos e padronizando o trabalho do operário.

A característica, mas marcante do estudo de Taylor era a busca de uma organização científica enfatizando tempos e movimentos e, é por isso que ele é visto como um dos precursores da teoria da administração. (Barnes, 1986).

Um dos fatos importantes que Taylor adotou era a visão mecanicista em relação ao homem que para ele era considerado homo econômicus, ou seja, o homem não precisaria perder tempo ao produzir, pois sua função baseava-se somente em exercer a mesma tarefa, “alucinada”, ou seja, produzindo um mesmo bem material aplicando o mesmo movimento e conseqüentemente não seria necessário que ele pensasse muito.

Maximiano (1997) afirma que, para Taylor as funções administrativas cabem à responsabilidade de planejar as tarefas do operário.

Ao mesmo tempo em que Taylor baseava seus estudos dando ênfase nas tarefas. O também engenheiro Henry Fayol desenvolveu a escola da administração clássica e baseou seus estudos nas empresas como um todo, preocupando-se com a estrutura organizacional da empresa com departamento e com os processos administrativos fundamentando seus estudos nas experiências que tinha na alta administração, isto é, enquanto Taylor analisava as organizações de baixo para cima, Fayol analisava de cima para baixo onde sua maior contribuição foi para: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

E foi a partir desses dois pioneiros, através da exploração de seus estudos que administração moderna pode ser resumida e ampliada em diversas teorias. Pois à medida que a administração se depara com novos desafios e novas situações que se desenvolvem com o passar dos tempos, as doutrinas e teorias precisam ser adaptadas ou moldadas as suas abordagens ou alteradas completamente para que permaneçam úteis e aplicáveis e foi por essa razão que o desenvolvimento da TGA foi lento.

Atualmente o modelo mecanicista de Taylor é considerado por algumas empresas um modelo de gestão ultrapassado, pois sua tendência é limitar ao invés de gerar desenvolvimento intelectual, submetendo o individuo ao um horário rígido e a cumprir um planejamento totalmente esquematizado, onde as proposta eram tomadas pela cúpula e executada pela base (operários).

Conforme Maximiano (2000) as pessoas não eram negligenciadas pelas teorias clássicas, mas eram consideradas recursos do processo produtivo. Ou seja, devido esse pensamento da teoria clássica era preciso que se criasse um método que considerasse o individuo como fator principal no processo administrativo.

Hoje, as empresas precisam se adaptar a novas tecnologias para concorrer a esse mercado competitivo, interagindo com meio ambiente onde estão inseridas e investindo na capacidade intelectual de seus colaboradores, exigindo que esses sejam polivalentes. Acatando a um processo de gestão participativa que, atualmente podemos denominar de organizações flexíveis.

É interessante que as empresas atuais busquem a flexibilidade, porque ela permite que todos se sintam e estejam comprometidos com os objetivos das organizações. “A criatividade é um elemento central, sendo percebida como necessária para a geração de propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com