TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mauá-O Imperador E O Rei

Dissertações: Mauá-O Imperador E O Rei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  2.810 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Mauá – O Imperador e o Rei é um filme que relata a história do empreendedor gaucho Irineu Evangelista de Sousa. Conhecido como barão de Mauá, foi considerado um grande empresário brasileiro, responsável por tomar iniciativas inovadoras e modernas no decorrer do século XIX.

Tudo iniciou na cidade de Arroio Grande, localizada no sul do Brasil, com o assassinato de seu pai. Conseqüentemente sua mãe resolve se casar e manda o filho para o Rio de Janeiro morar com seu tio a pedido de seu padrasto. Logo iniciou a trabalhar no armazém de um português, que mais tarde, passa a defender o fim da escravidão por razões econômicas. Era um homem de palavras e suas habilidades comerciais foram reconhecidas por um escocês, onde foi contratado para trabalhar com exportação.

O negociador apaixonou-se e casou-se com sua sobrinha. Já nos negócios enriquecia e prosperava a cada dia, obteve inimigos no decorrer de sua caminhada.

Com 30 anos se tornou o homem mais rico do Brasil e entre suas realizações podemos destacar a fundação do Banco do Brasil e a Construção da primeira ferrovia brasileira. Porém cometeu alguns erros e faliu.

1)Partindo dos principios empreendedores,indique e explique as três principais características empreendedoras observadas no Barão de Mauá.

-A visão é um processo racional e ao mesmo tempo intuitivo, e adquirida pela análise do ambiente. Torna o empreendedor capaz de perceber oportunidades, de enxergar ganho onde outros percebem perda e prejuízo.Desde cedo, a visão caracteriza um dos comportamentos empreendedores de Mauá, a VISÃO dele estendia-se também à esfera política, financiou a manutenção de um governo no Uruguai para agradar ao imperador D. Pedro II, pois a Coroa brasileira não poderia se envolver diretamente no conflito. Apesar de Mauá perceber tal investimento como de risco, empregou recursos

próprios, possivelmente para manter a rede de relações que tinha com o governo. A capacidade para CORRER RISCOS é outra característica de seu perfil empreendedor. Schumpeter (1988) considera que o papel do empresário INOVADOR é o de quebrar paradigmas na economia de mercado, o que Mauá fez com mestria. Construiu ferrovias, quando a locomotiva movida a vapor era ainda uma novidade no Brasil, trouxe a iluminação pública para o Rio de Janeiro, viabilizou a construção do primeiro cabo submarino ligando o Brasil à Europa e, principalmente, sempre defendeu a força da indústria como motor da economia em um país que considerava, como sua vocação natural, a agricultura. D. Pedro II concedeu-lhe o título de Visconde de Mauá

2)Explique quais os principais acertos do Barão de Mauá enquanto empreendedor.

O barão de Mauá era um homem à frente de seu tempo e com um olhar futurista,dentre suas virtudes podemos destacar a sua persistência, sua determinação e sua honestidade,além de ser dotado de tamanha inteligência.Na minha essas foram as virtude que levaram Mauá a se tornar o homem mais poderoso do império.

3)Explique quais os principais erros do Barão de Mauá na sua trajetória empreendedora

Sem dúvida alguma um dos maiores erros do Barão de Mauá em sua trajetória,foi querer acreditar que poderia caminhar sozinho rumo à industrialização,e ao progresso do pais com base nos países europeus e para isso,passando por cima dos interesses imperialistas ,além disso ele não fez questão de recrutar aliados em sua trajetória,talvez por achar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com