TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medição de magnitude

Seminário: Medição de magnitude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Seminário  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Como já sabemos, é indispensável na vida do ser humano o uso das medidas. Desde os tempos mais primórdios, os homens usavam apenas de pedrinhas para calcular o tamanho de seu rebanho, sem talvez ter a ideia de que já estava naquele momento usufruindo de 3 grandes noções que fazem parte da matemática, e são elas : CONJUNTO, PERTINENCIA E CORRESPONDENCIA.

Com a invenção dos números tudo ficou um pouco mais simples já que ao invés de ocupar espaço físico o homem podia demarcar o seu rebanho e armazenar esses dados em sua própria memória. A principio estaria tudo resolvido. Mas não foi bem assim, do mesmo modo com que se perdem as pedras, pode-se esquecer desses dados e se perder na precisão das informações, e como uma grande cura pra esse pequeno problema surge a escrita. O algarismo possibilitou anotar para que tivesse uma garantia contra o esquecimento ou engano.

Medir uma magnitude, significa associar a mesma, um numero real. Para isso são usadas algumas técnicas que são elas:

• Definir o que será medido;

• Definir a escala, ou seja o critério para a medição

• Interpretação

• Leitura

A medida é uma relação entre critério e magnitude.

¬¬ fazer desenho explicativo¬¬

As magnitudes podem ser classificadas por : estatura, peso, velocidade, inteligência, maturidade, beleza, temperatura e etc.

O processo de mensuração depende do nível ou seja, da classe que a magnitude pertence, cada nível traz características afiliadas as grandezas, sendo assim dividas em 4 niveis. A informação e a complexidade aumentam conforme o numero de nível.

1º nível conhecido como NOMINAL , tem base de fundamento para atribuição dos números de natureza qualitativa e distintiva

Os algarismos tem cara de números, porem representam categorias ao invés de quantidade. Como por exemplo placas de carros, números de telefone, numero da camisa de jogadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com