TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Fundamental II e Ensino Médi

Por:   •  19/11/2018  •  Monografia  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem o intuito de descrever todo o processo de realização do Estágio Supervisionado de História, realizado durante as aulas de História em escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Entende-se que a realização do Estágio Supervisionado é de fundamental importância para fazer a integração entre a teoria, estudada durante todo o Curso de História, com a prática, que foi observada e vivenciada dentro da sala de aula, durante toda a realização do estágio curricular, pois é através deste, que o aluno consegue perceber a dimensão do processo de ensino-aprendizado.

É também através da realização do estágio, que se pode observar o comportamento dos alunos dentro da sala de aula, acompanhar o desenvolvimento e a participação dos mesmos, registandos os acontecimentos e principalmente observação a relação do aluno com o professor.

Durante a realização do estágio no Ensino Fundamental II, que foi realizado na Escola Municipal de Ensino Básico Osvaldo Francelin, que é uma escola pública. Com relação à infra-estrutura dessa escola, na medida do possível apresentação uma infra-estrutura adequada, algumas carteiras estão rabiscadas, mas são os próprios alunos que estragam as carteiras, paredes, entre outras coisas de infra-estrutura.

Observou-se que a maioria dos alunos dessa escola são alunos de classe baixa, que muitas vezes vivem em estado de vulnerabilidade social, que passam por alguma dificuldade financeira, de moradia, de alimentação, entre outras.

Percebe-se que muitos desses alunos possuem uma família desestruturada, muitos moram com os avôs, ou somente com as mães, pois o pai cometeu algum delito e está preso.

Também se percebe que muitos vão à escola apenas por ir, ou por causa da merenda, devido a isto, não se importam em aprender, prestar atenção na aula e no professor, outros possuem problema de aprendizagem que vem se arrastando por anos.

Nas turmas de Ensino Fundamental II, percebe-se que o professor consegue dominar mais os alunos, chamando a atenção deles para a aula, tem paciência em ensinar e se preocupar em ajudar aos alunos a compreender a matéria. Mesmo com toda a dificuldade desses alunos, o professor tenta procurar maneiras para ensiná-los e chamar a atenção deles para a aula.

Já as observações do Ensino Médio foram realizadas na escola Colégio Bom Samaritano, que é uma escola de ensino privado. Logo, os pais dos alunos possuem uma condição financeira melhor, pode-se dizer que estes são de classe média-alta.

A escola como é privada, possui uma excelente infra-estrutura, utilizam material apostilado e de boa qualidade, as carteiras possuem poucos rabiscos, pois a escola preza por manter a ordem em tudo.

Os alunos dessa escola quase não apresentar probemas financeiros e a falta de aprendizado possui outros motivos, como a falta de interesse em prestar atenção na aula.

Tanto os professores quanto os alunos enfrentam menos dificuldades por quanto de material didático bom, que facilita a realização das aulas, facilitando o aprendizado dos alunos.

  • Observação na sala de aula: Turma 6ºA do Ensino Fundamental II, escola EMEB “Osvaldo Francelin”

A turma do 6º ano A, possui alunos na faixa etária que varia de 10,11, 12 anos e também possui alguns alunos que repetiram o ano, que possui mais do que estas idades. Essa turma possui predominância feminina, possuindo mais meninas do que meninos, são 25 meninas e 12 meninos, esta é uma sala muito numerosa de alunos, mas também possui alguns alunos que faltam com grande frequência.

Como já foi tido, a escola é pública e esses alunos são de baixa renda, são simples, carentes de situação financeira, carinho, paciência, pois os seus pais necessitam trabalhar muito para consigar dar o básico para sua família.

Com relação a estes alunos no ambiente escolar, é possível perceber que alguns possuem dificuldades de assimilar os conhecimentos, difuldade de interpretação de texto, outros se esforçam bastante para acompanhar o raciocínio do professor, sempre anotam o que ele passa no quadro negro, possuem interesse na aula.

Percebe-se que para a escola pública, a variação de comportamento dos alunos dentro da sala de aula é normal, pois estes passam por diferentes situações no seu dia a dia, que interferem diretamente no aprendizado dentro da sala de aula. Então, a sala conta com alguns alunos interessados, outros interessados e com dificuldades de aprendizagem, e os casos extremos, que são os alunos que sempre fazem de tudo para chamar a atenção, que até conseguem acompanhar o professor, mas para extravassar o que acontecem com eles, eles não prestam atenção na aula, gostam de conversar, atrapalham os outros alunos, entre outros.

No caso desses alunos, o professor procura sempre chamar a atenção deles, na busca de controlá-los, evitando que eles atrapalhem o andamento de aprendizado da sala de aula como um todo.

Tirando esses alunos, a turma possui um interesse que varia de médio a regular, com alguns alunos dipersos, que não participam ou simples não gostam de participar, mas que conseguem acompanhar o professor.

Por causa dos alunos que atrapalham a sala de aula, às vezes o professor precisa chamar tanto a atenção, que precisa tomar medidas mais drásticas como mandar para a diretoria, para ter o controle da sala novamente.

  • Com relação ao professor e sua atuação dentro da sala de aula:

O professor se esforça ao máximo para transmitir os conteúdos aos alunos, procura sempre chamar a atenção dos alunos que gostam de fazer bagunça, para não atrapalhar o andamento da aula e também não atrapalhar aos demais alunos.

O professor busca avaliar o aluno quanto a sua participação em sala de aula, por isto, sempre incentiva o aluno a participar, utiliza também de jogos, mapas, para facilitar o aprendizado do aluno e principalmente a fixação do conteúdo administrado.

Ele ainda procura despertar no aluno o interesse pela disciplina e na aula, possui uma relação de respeito estabelecida com os alunos e percebe-se que este ensina aos alunos de maneira prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com