TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Trabalho

Artigo: Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  4.759 Palavras (20 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 20

MERCADO DE TRABALHO

O Mercado de Trabalho

O início do ciclo de todas as ações ligadas à captação de pessoas nas organizações começa quando elas dirigem-se ao mercado de trabalho em busca do profissional que tem o perfil ideal para preencher as vagas. As pessoas desempregadas também recorrem ao mercado de trabalho para procurar oportunidades de aproveitamento pelas organizações. Nesse campo, dois conceitos funcionam numa relação de dependência entre si, por meio de um mecanismo de oferta e procura: o de mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos.

A oferta de trabalho nem sempre apresenta uma relação equilibrada com a oferta de trabalhadores. Uma situação de procura no mercado de trabalho, caracterizada por poucas oportunidades de emprego, geralmente corresponde a um quadro de oferta no mercado de recursos humanos, com muitos candidatos disputando poucas vagas de trabalho. É um cenário característico das crises de desemprego.

SITUAÇÃO MERCADO DE TRABALHO MERCADO DE RECURSOS HUMANOS

OFERTA Muitas vagas de trabalho Muitos candidatos ao trabalho

Empresas são menos exigentes no recrutamento e seleção de candidatos e competem pelos melhores profissionais; pagam melhores salários; oferecem mais benefícios e preferem recrutamento interno. Aumenta a competição entre os candidatos e os que estão trabalhando têm medo de perder o emprego; aceitam salários mais baixos e condições de trabalho desfavoráveis; diminuem as ausências e licenças no trabalho. Candidatos investem mais na formação profissional.

PROCURA Poucas vagas de trabalho Poucos candidatos para o trabalho

Empresas aumentam as exigências no recrutamento e seleção; salários mais baixos; investem na substituição dos profissionais; preferem recrutamento externo. Candidatos mais preocupados com a sua carreira e escolhem as organizações em que irão trabalhar; exigem maiores salários e buscam mudar de emprego

Segundo Dutra (2002) entender o mercado de trabalho apenas em termos de oferta e procura é limitado, pois são complexas as relações entre as pessoas e as organizações, considerando que as empresas estão cada vez mais se sofisticando em termos de tecnologia e relações de trabalho e que os profissionais estão cada vez mais capacitados. O mercado de trabalho não é estático e tem passado por mudanças significativas, relacionadas ao crescimento econômico, à globalização, à mudança no perfil do emprego.

O mundo do trabalho no tempo atual

O mundo do trabalho do começo do século XXI é muito diferente do cenário dos anos 50 e 60. Autores como Chiavenato (2004), Tachizawa (2004), Saad (2002) e Dutra (2002) analisam a realidade do trabalho nos tempos atuais:

• A migração do emprego da indústria para o setor de serviços;

• Diminuição da oferta de empregos formais com carteira assinada e aumento do trabalho autônomo ou informal;

• Extinção ou redução de alguns postos de trabalho, como telefonistas, cobradores de ônibus, caixas de banco e gerentes de nível intermediário nas organizações. Criação de novas profissões, principalmente ligadas à área de tecnologia, como web designer, webmaster, etc.

• Maior demanda por profissionais mais qualificados e generalistas.

• Surgem novas formas de contratação, como: emprego temporário, emprego em tempo parcial, trabalho virtual, terceirização, etc

• Flexibilidade do emprego, na qual o importante é apresentar resultados positivos, possibilitando várias maneiras de organização do trabalho, como o horário flexível.

A necessidade do profissional em manter-se em boas condições de competir no mercado de trabalho e a capacidade das organizações em atrair os melhores talentos para a sua equipe de colaboradores fez surgir os conceitos de empregabilidade e empresabilidade.

Empregabilidade significa o profissional apresentar uma bagagem de conhecimentos, experiências, habilidades que o tornam atrativo para o mercado de trabalho, aumentando as possibilidades para conseguir emprego. Em face dessa realidade, tanto as pessoas que têm um emprego quanto aquelas que estão à procura de uma oportunidade devem conscientizar-se de que o mundo do trabalho mudou e abandonar a idéia de buscar somente emprego estável nos modelos tradicionais de contrato; devem manter-se atualizadas e planejar e administrar a sua carreira profissional. Um fator que colabora para a empregabilidade é a manutenção de uma boa rede de contatos profissionais, o networking. As pessoas geralmente procuram médicos, dentistas, eletricistas e outros profissionais que lhe foram indicados por parentes, amigos ou pessoas de sua confiança. Pesquisa realizada pela revista Guia Você S/A Exame – As Melhores Empresas para Você Trabalhar (2007), identificou sete competências que os diretores de RH das organizações consideram relevantes e que os candidatos a emprego devem apresentar: espírito de equipe, foco no resultado, versatilidade, talento para liderar, visão sistêmica, capacidade de se autodesenvolver e entusiasmo.

Empresabilidade refere-se ao potencial da organização para atrair bons talentos no mercado de trabalho. Se desejarem para os seus quadros pessoas talentosas e criativas, as empresas precisam construir uma marca no mercado como boas empregadoras. Não basta oferecer salários altos para manter os bons profissionais, é necessário oferecer um bom clima organizacional, oportunidades de crescimento e realização profissional, benefícios e incentivos à participação e inovação.

Novas modalidades de contratação

De acordo com a legislação trabalhista brasileira há três modalidades de contrato: por tempo indeterminado, que é a forma tradicional, com registro na carteira de trabalho; prestação de serviços temporários ou contratação de pessoas jurídicas para prestação de serviços Dutra (2002). Outras formas de contrato: terceirização para trabalhadores das atividades-meio; consultores para execução de projetos específicos, estagiários e menor-aprendiz. A tendência das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com