TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de trabalho

Resenha: Mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças que estão ocorrendo atualmente no mundo, têm feito com que as pessoas obriguem-se a mudar, de alguma maneira, sua visão de mundo. Na área profissional, por exemplo, as pessoas estão tendo que mudar em alguns aspectos. Hoje em dia, um profissional não pode mais “acomodar-se” na posição (cargo), ou formação (estudos) que se encontram, as pessoas devem qualificar-se ainda mais, manterem-se em constantes “atualizações” profissionais, e flexíveis a novos aprendizados, já que o mercado de trabalho está cada vez mais, exigindo bons profissionais.

Por outro lado, para os atuais universitários, o mercado de trabalho pode ser considerado muito atraente. Visto que, para muitas profissões, o mercado de trabalho está com déficit de profissionais habilitados para trabalhar, fazendo com que algumas empresas valorizem ainda mais os profissionais recém formados. Algumas empresas também optam por contratar esses profissionais, pois preferem “criar” o funcionário, por acreditarem que o recém formado ainda não possui as “manias e vícios” que um profissional antigo possui, sendo mais fácil moldá-lo ao método de trabalho da empresa.

Mas, os recém formados também passam por alguns obstáculos quando entram para o mercado de trabalho. Alguns acabam tendo mais dificuldades em inserirem-se ao mercado, já que ainda existem empresas que ao contratar o profissional, exige tempo de experiência, na maioria das vezes não contratando esses novos profissionais, por não terem tido experiência desejada pela empresa, pois a mesma prefere contratar profissionais que já tenham prática no trabalho que exercerão, para não terem de ensinar aos novos funcionários a tarefa que os será designada, acreditando assim que “economizarão” o tempo que teriam que dispor ensinando um funcionário sem experiência. Já inseridos no mercado de trabalho, alguns enfrentam dificuldades de trabalhar com profissionais mais antigos, já que em muitas das vezes ocorre confronto de idéias. Outro aspecto, é que um profissional recém formado tende a entrar em uma empresa empolgado, com novas idéias, querendo fazer inúmeras mudanças na empresa, mas nem sempre isto é aceito pelos seus antigos funcionários e pela empresa, fazendo então, com que o mesmo rapidamente sinta-se desmotivado.

Já os universitários de hoje devem preparar-se antes de formados para o mercado de trabalho, é importante que além do ensino superior, os mesmos também tenham habilidade com outro(s) idioma(s), facilidade para lidar com a informática e suas tecnologias, entre outros cursos ou atividades que venham a ser importante para a área de trabalho que pretende seguir. Os futuros profissionais também precisam ter certa habilidade para comunicarem-se, pois em uma entrevista, um candidato a vaga de emprego que souber comunicar-se adequadamente, será visto com mais interesse. Além de uma boa comunicação e boa aparência (maneira de se vestir e se portar), que são fundamentais em uma entrevista, o candidato a vaga deve lembrar-se de exaltar seus “pontos fortes”, habilidades, conquistas e experiências, mas tudo sem exageros, para que não passe uma má impressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com