TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Quantitativos

Trabalho Universitário: Metodos Quantitativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

33.1Medidas descritivas

: A estatística descritiva é um ramo da estatística que aplica várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados. Se diferencia da estatística inferencial, ouestatística indutiva, pelo objetivo: organizar, sumarizar dados ao invés de usar os dados em aprendizado sobre a população. Esse princípio faz da estatística descritiva independente .

3.2.Medidas de tendência Central:

Elas são medidas que vao indicar a localização dos dados. Costumamos responder ao primeiro desafio com o uso da média aritmética, a Mediana, ou a moda. Por vezes escolhemos valores específicos da função distribuição acumulada chamados quantis como quartis, decis, ou percentis.

3.3.Medidas de dispersão:

As medidas mais comuns de variabilidade para dados quantitativos são a variância; asua raiz quadrada, o desvio padrão. A amplitude total, a distância interquartílica e o desvio absoluto são mais alguns exemplos de medidas de dispersão.

3.4.Técnicas de amostragem probabilística:

As técnicas usadas costumam classificar-se como: Gráficos descritivos: São usados vários tipos de gráficos para sumarizar os dados. Por exemplo: Histogramas. Descrição Tabular: Na qual se usam tabelas parasumarizar os dados. Por exemplo tabelas de Frequências. Descrição Paramétrica: Na qual estimamos os valores de certos parâmetros, os quais assumimos que completam a descrição do conjunto dos dados. Porexemplo: Média.

3.5. Número Índice

O numero Indice é dividido em dois tipos:

Simples:

só um produto é avaliado, “o preço do pão é 4 vezes

maior hoje que há dez anos.

Compostos:

Nos números-índices compostos obtemos a variação GLOBAL

de um grupo de artigos que aumentaram, que diminuíram ou

que permaneceram com o mesmo preço.

Os números índices compostos expressam variações no preço, quantidade ou valor de um grupo de itens. São chamados de agregados simples quando atribuem a mesma ponderação para todos os itens, desconsiderando a importância relativa de cada um. Já os índices agregados ponderados atribuem ponderações diferentes para os itens, o que pode permitir dar maior ênfase às variações em determinado item, sendo a forma mais utilizada.

Os índices compostos mais utilizados são:

- Índice de Laspeyres (época básica): ponderação é feita em função dos preços ou quantidades do período base. Podem ser calculados índices de preço e quantidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com