TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Governança Corporativa

Monografias: Modelo De Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

Empresa: Gerdau

A estrutura de governança corporativa do Grupo Gerdau é formada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, esta coordenada pelo Comitê Executivo, o qual desempenha suas funções com o apoio do Comitê de Estratégia e de diversos Comitês de Excelência. Na estrutura, há a participação de Conselhos Fiscais.

O Conselho de Administração é composto por oito integrantes, cujo papel principal é estabelecer a estratégia do Grupo Gerdau. Essa atividade inclui formular a orientação geral dos negócios, definir políticas de risco e de crescimento, entre outros temas. Dentre os conselheiros, três são independentes e contribuem de forma importante para o negócio, agregando experiência externa à tomada de decisões.

As reuniões do Conselho ocorrem pelo menos quatro vezes ao ano. Os diretores do Grupo são convidados a apresentar e a debater questões estratégicas referentes às suas respectivas áreas de atuação, permitindo aos conselheiros ampliar o grau de conhecimento sobre o mercado de siderurgia, aproximando-os ainda mais das operações do Grupo e do cenário onde elas se inserem.

A gestão do Grupo é feita pela Diretoria, cujo Comitê Executivo coordena as operações de negócios e é o elo entre elas e o Conselho de Administração. São cinco operações de negócios, definidas a partir da linha de produtos e/ou localização geográfica das unidades: Gerdau Aços Longos (Brasil), Gerdau Aços Especiais (Brasil), Gerdau Açominas – Ouro Branco (Brasil), Gerdau Ameristeel (Canadá e Estados Unidos) e Gerdau América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai).

Cada um dos nove participantes do Comitê Executivo – presidente e oito vice-presidentes – responde por processos funcionais e/ou por operações de negócios.

Os processos funcionais são os seguintes: marketing e vendas, industrial, logística e entregas, metálicos, suprimentos, planejamento operacional, recursos humanos e desenvolvimento organizacional, finanças e relações com investidores, contabilidade e auditoria, jurídico, tecnologia de gestão, planejamento e gestão da estratégia, desenvolvimento de negócios, informática e comunicação social.

O Comitê de Estratégia reúne integrantes do Comitê Executivo e os responsáveis pelas principais operações para apoiar o Conselho de Administração na formulação da estratégia do Grupo. Já os Comitês de Excelência atuam como suporte às operações de negócios e aos processos funcionais, e sua função é estimular o debate e o intercâmbio de melhores práticas.

Os Conselhos Fiscais foram criados há cinco anos em cada uma das duas companhias abertas no Brasil e contam com a participação de acionistas minoritários. Entre suas funções estão a de acompanhar as atividades dos administradores e controlar as operações contábeis das empresas.

A estrutura de governança corporativa do Grupo Gerdau segue o modelo abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com