TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Pim

Monografias: Modelo Pim. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  3.884 Palavras (16 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

INVESTIMENTO

Tema Vestibulares

Amparo-SP

2009

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Cursos Superiores de Tecnologia

INVESTIMENTO

Aluno: Mauricio Antonio Lino de Faria

RA: 0911603

Curso: Gestão Financeira

Semestre: 2°

Tema Vestibulares

Amparo-SP

2009

RESUMO

Este segmento despertou o interesse da realização deste projeto, haja vista que, na indústria Química Amparo instalada à Rua 7 de Setembro dá início a sua primeira produção do famoso “sabão ypê”. Sob o comando de seu diretor e também fundador Waldyr Beira o “sabão ypê” ganhou logo a confiança de seus conterrâneos mais tarde do país e hoje a marca “Ypê” que leva o seu nome em nada menos que 11 produtos entre eles o sabão, detergente, sabão em pó e lã de aço é exportada para 14 países.

Waldyr Beira juntamente com seu irmão João, eram proprietários da Química Amparo. “Seo” Waldyr como era chamado por todos, era de uma determinação e uma garra que causava admiração em todos. Conseguiu impor a sua marca em inúmeras redes de supermercados, entre elas “Extra” , “Carrefour” e “Pão de Açúcar”.

Hoje a detentora da marca “Ypê” exporta seus produtos para 14 países, além de manter seus produtos em todas as cidades do Brasil, da menor a maior.

A Química Amparo – Ypê, possui sua sede administrativa e concentra sua maior produção em Amparo, mas existem também duas filiais, uma em Salto (SP) e a outra em Simões Filho (BA). A Ypê é dividida em três categorias: limpeza da casa, higiene corporal e cuidado com a roupa.

Palavras-chave: Investimento.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais, a minha esposa Lília e ao meu filho Bruno.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

1.1 HISTÓRICO 7

2. MERCADOLOGIA 8

3. ORÇAMENTO EMPRESARIAL 12

4. CONTABILIDADE 15

5. CONCLUSÃO 18

6. BIBLIOGRAFIA 18

1. INTRODUÇÃO

Fundar uma empresa do tamanho de seu porte e sua qualidade, não é para poucos. Waldyr Beira, quando teve a iniciativa de criar a sua empresa, enfrentou concerteza o seu maior desafio, concentrou todas as forças para dar o arranque inicial e conseguiu, colocou sua marca entre as dez mais conhecidas nacionalmente, além de exportar seus produtos para quatorze países, incluindo a Europa e Ásia.

Com a sua morte, várias pessoas acreditaram que a empresa iria parar o resto da sua família não conseguiria administrar o império que a marca Ypê se tornou, mais uma vez Waldyr Beira foi inteligente, preparou seus filhos para comandarem a marca, e eles por sua vez mostraram realmente ter aprendido a lição e administram esse gigante muito bem, trazendo lucros não só particulares mais sim públicos, como: gerando milhares de empregos na cidade e elevando o nome de Amparo para o restante do país.

A Ypê vem trazendo muito orgulho não só para seus conterrâneos mais também para todo o Brasil. A Ypê lançou a campanha “Florestas Ypê – a Ypê planta árvores para você – que vai consistir em plantar 200 mil árvores na região de Campinas e São Paulo, juntamente com várias ONG’s. A Floresta contará com 130 a 150 hectares de terra e envolverá todos os moradores da região.

A Química Amparo participa efetivamente da cadeia produtiva nacional através da disponibilização de produtos industriais que se tornam matérias-primas básicas nas indústrias de cosméticos, farmacêuticos, alimentícias, de dentifrícios e outras mais. Sediada no interior de São Paulo, na cidade de Amparo á Av. Waldyr Beira, n° 1.000 – Bairro da Figueira - a Química Amparo, que produz principalmente sabão, amaciante e detergente - é a dona da marca Ypê -, começa a incomodar as gigantes multinacionais Unilever e Procter & Gamble. Essas duas empresas sempre dominaram o mercado de limpeza no Brasil, com gordas fatias de participação nas principais categorias. E é na mais disputada delas, a de sabão em pó, que o crescimento da Química Amparo fica mais visível.

A empresa, que entrou nesse segmento há apenas cinco anos, já tem 8,9% do mercado com sua marca Tixan, segundo dados de junho da A/C Nielsen. A líder absoluta é a Unilever, que tem 63,2% do mercado com suas diversas marcas (a Omo detém, sozinha, uma fatia de 39,1% em volume de vendas). A Procter aparece em seguida com 12,8%.

Química Amparo apenas 57 anos de vida fazendo a diferença e isso é um orgulho para os moradores não só de Amparo, mas de todo o país.

1.1 HISTÓRICO

A Química Amparo é uma empresa 100% brasileira. Em 6 de novembro de 1950, demos início às nossas atividades empresariais em Amparo, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Nessa comunidade, no caminho do “Circuito das Águas” paulista, começamos a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê.

Sob a liderança do fundador Waldyr Beira, nossa empresa se desenvolveu, ganhou o mercado nacional e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com