TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos sociais no Brasil

Resenha: Movimentos sociais no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Os movimentos sociais no Brasil, sempre foram representados por duas vertentes básicas, a intelectualidade inorgânica e movimentos proletários (extrema esquerda); isso até o inicio da década de 1990 e antes da instalação de uma política neoliberal; na atualidade os movimentos sociais.

Concernente aos movimentos sociais nos dias atuais, não são para comparar-se com os movimentos desencadeados nos anos 80, pois nesta década havia um certo corporativismo social com todas as classes sociais, como os movimentos das diretas jás, e outros, mas cada época tem seu tempo, nos dias atuais tivemos uma surpresa enorme, que foi toda a massa movimentando-se nas ruas protestando contra a corrupção, esse movimento não teve uma identificação definida, foi todo o povo junto com um único proposito, protestar, acredito que os movimentos sociais estão mas definidos em classes nos dias atuais, como professores lutando pelo seus ideias, motoristas, os LGBT pedindo mais respeito e aceitação, então cada classe representada tem seu ideal que é mostrar a sua força, seu ideal, então cada entidade dessa esta bem representada, pois os mesmo conhecem sua equipe e seus desejos etc. isto sem falar na classe ruralista, outra potente organização de movimentos socias que vem estruturando e tendo apoio das diversas classes privadas e governamentais.

Referências Bibliográficas:

As manifestações populares pelas ruas do Brasil resgataram definitivamente, e de modo espetacular, a voz da cidadania. Numa sociedade democrática, a expressão cidadã é aquela que nunca pode perder o comando. Momento histórico, este resgate está se desdobrando num processo de reavaliação da dinâmica representativa da vontade do povo para a dinâmica participativa. São exemplos incontestáveis: a queda da PEC 37 e a aprovação do projeto que transforma a corrupção em crime hediondo. A voz da cidadania apontou o rumo e a representação do povo operou na direção indicada.

FONTE: http://www.aleteia.org/pt/politica/noticias/mani

Clique e veja o trabalho completoCadastre-se

festacoes-no-brasil-voz-da-cidadania-2284001

O Brasil é um país democrático e há muito tempo que as pessoas não estão nem ai para exigir, e dizer o que queremos. A sociedade passou muito tempo "acomodada" com o que o estado nos proporcionava, sem ao menos perceber que tudo o que vivemos, e o que eles querem não é o que nós queremos. E já as pessoas de hoje temos a vontade de conhecer mais sobre o que é nosso por direito e estamos querendo mostrar as autoridades que sabemos bem sobre os nossos direitos. O estado está vendo isso que as pessoas estão exigindo seus direitos e estão tomando medidas. O nosso país vai para frente a partir da educação e aprendizagem das nossas crianças.

O atendimento no SUS a cada dia que passa piora pessoas morrendo por falta de recursos em hospitais e até mesmo por falta de pessoas devidamente especializadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com