TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método De Custeamento

Exames: Método De Custeamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

1. Método de custeamento.

Objetivo será conhecer os métodos de rateio dos custos indiretos para efeito fiscal e demonstrar a não utilização de rateios na formação de preço baseado no custo isso significa apropriação de custos, o método de custeio são aplicado aos custos diretos para melhorar e elevar os preços ao custo total do produto, já os custos diretos são identificados por produto.

Custeio por Absorção.

É valido para fins de balanço patrimonial e demonstração de resultado como, também na maioria dos países para balanço e lucro fiscal, as bases de rateio para a avaliação dos custos de fabrica e dos estoques são os seguintes.

 Proporção de custos Diretos.

 Proporção dos custos de mão de obra.

 Quantidade produzida.

 Tempo utilizado na maquina

 Área ocupada por linha de produção.

 Custo da Matéria prima.

Ex.

Custo Direto ou Variável.

Este método de custeio não é aplicado fisicamente, mas reponde as necessidades gerencias da empresa, os custos diretos não são utilizados para apuração de resultado do produto, estes passam a ser avaliado por suas margens de contribuição. Este indicador na avaliação do portfólio de produtos, para indicar a contribuição cada produto para amortização dos custos e despesas indiretas e para geração dos resultados finais.

A margem de contribuição unitário e calculada pela diferença entre o preço de venda e os custos e despesas diretas; a margem de contribuição total é calculada pela diferença entre a receita de venda bruta do produto e os custos e despesas diretas totais do produto.

• Margem de contribuição unitária

MCU = PV – CD - DD

• Margem de contribuição Total

MCT = RV - CDT - DDT

EX.

Custo Indireto.

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas

Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com