TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custeamento por processo

Por:   •  15/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 3

Custeamento por Processo

- CONCEITO:

É um sistema empregado quando uma empresa utiliza uma produção em massa de produtos.São fabricados várias unidades de um mesmo produto mantendo a homogeneidade.

O procedimento básico deste sistema é a acumulação dos custos incorridos de um período inteiro de um determinado departamento ou operação, e na sequencia divido pelo total de unidades produzidas neste mesmo período.

- DESENVOLVIMENTO:

No sistema de custeio por processo, o custo unitário de um produto ou serviço é obtido ao atribuir custos totais para muitas unidades idênticas ou similares. Em um ambiente de custeios por processos, cada unidade recebe as mesmas quantias, ou similares, de custos de materiais diretos, custos de mão-de-obra direta de produção e custos indiretos de produção. Assim sendo os custos são acumulados de acordo com cada etapa de fabricação por departamento, onde o relatório de custo de produção por departamento fornece informações sobre custo unitário que podem ser usadas pela gerência para controlar os custos.

No custeamento por processo:

• Os custos, diretos ou indiretos, são acumulados nas contas de custos durante um determinado período, sendo reclassificados por departamento ou processo no fim desse período;

• Nos casos em que os produtos são processados em mais de um departamento, os custos correspondentes são transferidos para o departamento seguinte, de forma que o custo total vai sendo acumulado até que o produto esteja terminado;

• A produção, em termos de quantidade (quilos, toneladas, unidades etc.), é registrada diária ou semanalmente, sendo preparado, no fim do mês, um demonstrativo dos resultados finais;

• O custo total de cada processo é dividido pelo total da produção, obtendo-se um custo médio por unidade para o período;

• É um sistema de custeio menos burocrático do que o custeamento por ordem,devido ao menor número de detalhamentos e registros.Com isto ganha-se em tempo e economia de custos.

O sistema de custeio por processo, adapta-se a empresas que possuam um sistema de produção contínua, com processos consecutivos para produção de produtos padronizados. Pode-se citar como exemplos, as empresas do ramo de eletrodomésticos, produtos químicos, hospitais, etc.

Este processo difere muito do custeio de ordem por produção,no que tange a acumulação de custos. No custeio de ordem por producao, os custos são acumulados previamente em ordens de produção, para posteriormente serem aglutinados em seus departamentos produtivos. A metodologia é inversa, pois primeiramente chega-se aos custos por processo ou departamento, para posteriormente distribuí-los aos produtos que passam por estes processos. Com isto, o cerne deste sistema passa a ser os centros de custo e não mais o produto elaborado através de uma ordem de produção.

Objetivos do Custeamento por Processo:

• Identificar as situações nas quais sistemas de custeio por processo são apropriados.

• Descrever as cinco etapas no custeio por processo

• Calcular as unidades equivalentes e compreender como usá-las

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com