TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos e dicas para melhorar seu negócio com o e-marketing

Seminário: Métodos e dicas para melhorar seu negócio com o e-marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Técnicas e dicas para melhorar seu negócio com e-mail marketing

Em entrevista exclusiva ao Administradores, o consultor Silvio Tanabe tira dúvidas sobre a ferramenta e ensina como transformá-la em uma boa estratégia para obter rentabilidade

Eles estão presentes em nosso dia-a-dia. Alguns nos chamam tanta atenção que clicamos direto, já outros escorrerem para lixeira sem mesmo serem abertos. Sim, estou falando dos e-mails que, de acordo com uma enquete feita pelo Administradores, a maioria dos internautas possuem pelo menos duas contas de uso frequente.

Com baixo investimento e oportunidades de bons retornos, muitas empresas estão aproveitando os e-mails como uma ferramenta de promoção e relacionamento com o seu público – o famoso e-mail marketing. No entanto, um mau uso na utilização desses e-mails pode manchar a imagem de uma organização.

Para falar sobre a utilização dessa ferramenta pelas empresas, o Administradores conversou com Sílvio Tanabe, empresário e consultor da Magoweb Marketing Digital. Tanabe ensinou alguns macetes e técnicas de como aproveitar melhor o e-mail marketing. Confira abaixo:

1 - Existe um volume exorbitante de e-mail que aparem em nossa caixa de entrada todos os dias. Como destacar um e-mail marketing, entre tantos spams, e-mails corporativos e envio de recados dos colegas?

Pela sua própria pergunta é possível perceber como é essencial que a mensagem na linha de assunto atraia a atenção do leitor e o incentive a abrir o e-mail entre tantas outras mensagens. É também o primeiro ponto que uma estratégia de campanha de e-mail marketing deve visar. A linha de assunto capaz de provocar a reação do leitor em abri-lo deve, essencialmente: 1. Resolver um problema. 2. Resolver um problema rapidamente. 3. Resolver um problema tendo em vista uma soma bastante razoável. 4. Ser intrigante.

Quanto mais conhecimento você tiver do seu público-alvo e quanto mais qualificada a sua base de dados, mais chances você terá de conhecer esse "problema" ou o motivo "intrigante" que fará o leitor abri-lo. É mais um tovido para as empresas investirem em bases de dados qualificadas.

A técnica que mais gosto, inclusive como leitor e "abridor de e-mails" é a que nos intriga. Muitas lojas de e-commerce tem utilizado esse recurso em suas mensagens: "20% de desconto para as ofertas deste e-mail", "ofertas secretas", "só hoje" são chamadas muito eficazes.

2 - Texto, imagem ou a mescla dos dois. Qual a forma de exibição que dá mais retorno por e-mail?

Sem dúvida, não só texto e imagem, mas hoje em dia até vídeos se complementam como mensagem. Entretanto, seu uso deve ser usado com base no perfil do público-alvo, objetivos e teor da mensagem a ser transmitida. No caso de produtos, imagens são fundamentais. No caso de uma empresa de serviços, o conteúdo em texto pode ser mais relevante.

As modernas técnicas de e-mail marketing utilizam a newsletter ou a mensagem em si como um chamariz, contendo links para o leitor entrar no site da empresa e obter mais detalhes. Cada vez mais, portanto, o e-mail marketing é uma isca para fisgar o potencial cliente a visitar o site, então o uso de textos e imagens deve ser direcionado nesse sentido.

3 - Os relatórios de mensuração são as melhores formas de verificar se o trabalho está sendo feito corretamente? O que deve ser mais observado nesses relatórios?

Sem dúvida. A melhor forma de mensurar as campanhas de e-mail marketing é integrar análises relativas aos disparos com o Google Analytics, que analisa as visitas ao site.

Como foi mencionado na questão anterior, o e-mail marketing funciona como um chamariz para o leitor e potencial cliente visitar o site da empresa e ser direcionado para uma ação (comprar, solicitar um orçamento, entrar em contato via e-mail, etc.). Os relatórios de disparo de e-mail marketing servem para avaliar se os e-mails estão sendo recebidos e abertos, o que indica se a estratégia de criar uma chamada atraente na linha de assunto está funcionando.

Uma segunda forma de mensuração é avaliar se as pessoas que abriram os e-mails também clicaram nos links para o site, indicando que também "morderam esta isca" e entraram no site da empresa para buscas mais detalhes.

A terceira etapa consiste em analisar o Google Analytics para monitorar as páginas que foram visitadas. É possível estabelecer metas de conversão (por exemplo, mensurando a quantidade de vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com