TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing em artesanato - dicas para avaliar seu produto

Resenha: Marketing em artesanato - dicas para avaliar seu produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Resenha  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing no artesanato – dicas para valorizar o seu produto

O Brasil é um País extremamente rico em diversidade cultural. E o artesanato já é visto com respeito, movimentando uma parcela expressiva da economia brasileira, e até mesmo do mercado externo, pois muito do que é produzido pelo artesanato brasileiro é exportado para diversos lugares do mundo. E, por incrível que pareça, lá fora os produtos artesanais brasileiros são muito mais valorizados do que no mercado interno. Talvez por questões culturais, ou talvez porque exista todo um trabalho de marketing valorizando estes produtos e colocando-os em um patamar diferente no mercado externo.

Mas por que aqui muitas vezes vemos coisas maravilhosas que simplesmente não possuem o seu devido valor? Para começar, primeiro vamos falar um pouquinho sobre o conceito de valor. Como regra geral, podemos dizer: valor é a percepção do cliente sobre o grau de benefício obtido como resultado das experiências com determinado produto. Ou seja, o valor varia de pessoa para pessoa. Um mesmo produto causa diferentes percepções nas pessoas. E esta percepção pode variar de acordo com a necessidade da pessoa, pois certamente o produto é visto com mais interesse quando a pessoa está precisando daquele item no momento da compra.

Mas ainda assim, para cada produto existem formas de aumentar o conceito de valor de uma maneira geral. E este artigo dará algumas sugestões para todo o tipo de artesão, independente de sua atividade. Mas prepare-se. Com a aplicação de algumas sugestões deste artigo, certamente suas vendas aumentarão, e você deve estar preparado para uma demanda maior de trabalho. E a primeira dica deste artigo é: CUMPRA SEUS PRAZOS. Nada pior do que o cliente ficar ansioso para ter o seu produto e ficar frustrado por não recebê-lo no prazo combinado. A insatisfação do seu cliente funciona como um anti-marketing, atrapalhando futuras novas vendas.

- Crie uma marca – Um logotipo bem feito é meio caminho andado para o seu sucesso. E este logotipo deve expressar um sentimento, ter alguma identificação com o que você faz. Você pode simplesmente usar fontes adequadas para a composição do nome, ou uma imagem que componha o logo de forma harmoniosa. E escolha um nome interessante, que tenha a ver com o que você faz. Uma vez escolhido o nome, antes de elaborar o logo, faça uma consulta na internet para se certificar que não exista alguém utilizando este mesmo nome. Se você não tem conhecimento de programas de diagramação, vale a pena consultar um profissional para desenvolver sua marca. No site da Elo7 existem diversos profissionais que oferecem serviço de criação voltado ao artesanato com valores bem mais acessíveis do que designers profissionais. Mas se você quiser investir mesmo, vale consultar um designer profissional e explicar detalhadamente o que você faz e qual o conceito que quer transmitir com seu logotipo. E vale aqui também a dica de registrar a sua marca, para não correr o risco de outra pessoa fazer isso antes de você, tirando o seu direito de utilizá-la.

- Crie uma identidade visual – Em um mercado com uma infinidade de pessoas fazendo a mesma coisa, é fundamental que os clientes possam reconhecer seu produto entre a concorrência. Assim, recomendo que você crie uma identidade visual para sua marca. E esta identidade visual deve ser aplicada em todas as peças de divulgação da marca e dos seus produtos. É composta por uma determinada tipologia e marcada por uma padronização de cores e elementos, sendo utilizada em diferentes peças, como e-mail marketing, loja virtual, tags, cartões de visita e o que mais estiver relacionado à sua divulgação. Você também pode encontrar profissionais no Elo7 para este trabalho ou então contratar um designer para desenvolver todo o seu material.

- Fotografe bem seus produtos – Uma foto diz mais do que mil palavras. Embora seja um jargão, aplica-se muito bem ao artesanato. Uma foto bem feita vende melhor o seu produto. A foto deve ser tirada sempre com uma câmera digital (mínimo 5 megapixels),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com