TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOÇÕES SOBRE FINANÇAS

Pesquisas Acadêmicas: NOÇÕES SOBRE FINANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Prof. Msc.: R Cezar Barros

NOÇÕES SOBRE FINANÇAS

1. Introdução

Finanças pode ser entendida como a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. Todos estes processos de movimentação financeira devem ser devidamente administrados.

Neste sentido a Administração Financeira foca na obtenção e aplicação dos recursos financeiros necessários, bem como, em na distribuição eficaz dos mesmos, para que a empresa opere de acordo com o planejado e os objetivos previamente estabelecidos. Na busca da execução destes objetivos a administração financeira convive com o dilema: liquidez versus rentabilidade.

A liquidez corresponde à facilidade e rapidez com a qual os ativos podem ser convertidos em dinheiro, e sua importância vem da necessidade das empresas em possuir disponibilidades financeiras para saldar suas obrigações em tempo hábil, evitando assim despesas com pagamento de multas ou de juros resultantes do atraso na quitação de suas dívidas. Uma das propriedades da liquidez é a divisibilidade, ou seja, a facilidade com a qual um ativo pode ser dividido em partes.

A rentabilidade corresponde ao grau de retorno proporcionado por um investimento. E o retorno sobre o investimento, por sua vez, é medido como o total de ganhos ou prejuízos dos proprietários decorrentes de um investimento durante um determinado período de tempo.

Ao analisarmos a relação entre liquidez e rentabilidade observamos que um nível baixo de liquidez leva a empresa a incapacidade de cumprir suas obrigações financeiras nas datas predefinidas, ao passo que liquidez em excesso também não é desejável pois representa um desperdício, na medida em que estes recursos poderiam ser aplicados no financiamento dos fatores de produção da empresa, em sua expansão ou ainda no mercado financeiro, de forma a garantir que os excedentes de caixa sejam geridos de maneira a proporcionar maior rentabilidade.

Neste contexto tão rico em variáveis, enfoques e abordagens apresentamos o fluxo de caixa como, segundo Zdanowicz (2000, p. 23) o "instrumento utilizado pelo administrador financeiro com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa, em determinado momento, prognosticando assim se haverá excedentes ou escassez de caixa, em função do nível desejado pela empresa".

2. Administrador Financeiro

Segundo Gitman (1997, p. 4) "os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas com ou sem fins lucrativos".

Na visão de Ross, Westerfield, Jaffe (1995, p. 28) "a tarefa mais importante de um administrador financeiro é criar valor a partir das atividades de orçamento de capital, financiamento e liquidez da empresa". Para isto o administrador deve se basear nas premissas a seguir:

1. "A empresa deve procurar comprar ativos que gerem mais dinheiro do que custam .

2. A empresa deve vender obrigações, ações e outros instrumentos financeiros que gerem mais dinheiro do que custam".

Podemos observar a importância do fluxo de caixa para o administrador financeiro com o auxilio de Zdanowicz, (2000, p. 29), quando afirma que "através da elaboração do fluxo de caixa, o administrador procura conciliar a manutenção da liquidez e do capital de giro da empresa, para que esta possa honrar com as obrigações assumidas perante terceiros na data do vencimento, bem como a maximização dos lucros sobre os investimentos realizados pelos acionistas".

Ainda segundo Zdanowicz, (2000, p. 29), "o administrador financeiro desempenha as seguintes funções:

 Manter a empresa em permanente situação de liquidez;

 Maximizar o retorno sobre o investimento realizado;

 Administrar o capital de giro da empresa;

 Avaliar os investimentos realizados em itens do ativo permanente;

 Estimar o provável custo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com