TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nafta

Pesquisas Acadêmicas: Nafta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com dados da OECD, indicadores macroeconômicos como o PIB² canadense, taxas de desemprego e de poupança têm se modificado significativamente desde que o NAFTA foi implementado. Embora, como mencionado, essas mudanças não sejam necessariamente atribuíveis ao NAFTA, podem haver ligações.

Há controvérsias sobre o NAFTA desde que foi primeiramente proposta. Corporações transnacionais tendiam a incentivar na crença de que baixas taxas tarifarias aumentariam seus lucros. Uniões trabalhistas no Canadá e nos Estados Unidos se opuseram ao NAFTA por medo de que os empregos saíssem do país devido a menores custos de mão-de-obra no México. Alguns políticos se opuseram ao livre comércio por acreditarem que tornaria países, como o Canadá, em economias "branch plant"¹ permanentemente.

Fazendeiros no México se opuseram, e ainda se opõem, ao NAFTA devido aos fortes subsídios de agricultura para os fazendeiros nos Estados Unidos que têm pressionado os preços da agricultura Mexicana. Os salários por lá tiveram uma redução de até 20% em alguns setores. A aprovação do NAFTA foi rapidamente seguida de revoltas entre os revolucionários Zapatistas, e a tensão entre eles e o governo Mexicano permanece um grande problema. Além disso, o NAFTA foi acompanhado de uma redução dramática da influência das Uniões trabalhistas nas áreas urbanas do México. A assinatura do NAFTA também foi acompanhada por um aumento dramático de imigração ilegal do México para os Estados Unidos, sendo que muitas dessas pessoas são presumivelmente fazendeiros expulsos de suas terras por falência.

Oposições ao NAFTA também advêm de questões ambientais, justiça social, e outras organizações que acreditam que o NAFTA causa impactos não-econômicos negativos na saúde pública e meio-ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com