TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios Internacionais

Casos: Negocios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

1. Modelos de Estruturação:

Empresas Multinacionais

O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infra-estrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata.

Modelo Global

A empresa global é aquela que tem sua produção descentralizadas e espalhada por vários países. Pode surgir de uma empresa nacional, mas também pode já nascer como empresa global, ou seja, produz mercadorias num país somente para vender em outros. Não costuma estabelecer vínculos fortes com qualquer comunidade em especial.

A empresa global procura mercados na mesma medida em que busca oportunidades de negócios e mão-de-obra barata. Ela pode ter todo um sistema de produção instalado em um país para cuja população não venda nada. E pode ter seu maior mercado onde não tem nenhuma fábrica.

A empresa global procura cultivar uma grife, que tenta desassociar de qualquer cultura nacional específica. A grife é valorizada por associação com conceitos universais como pessoas especiais (esportistas, artistas, indivíduos de destaque da mídia, etc.) e lugares famosos.

Modelo Internacional

• Grau de confiança entre as partes;

• Condições de mercado;

• Custos de cada modalidade;

• Possibilidade de financiamento;

• Controles do governo;

Modelo Transnacional

Uma estrutura Transnacional sintetiza as características de outros três modelos organizacionais: o Multinacional caracterizado por ser uma empresa sensível e flexível, o Global, por ser competitiva e eficiente, e o Internacional, que está sempre atenta à troca de aprendizado entre as filiais. A característica distintiva do modelo Transnacional é que ele procura desenvolver redes de comunicação e interligações fortes e multilaterais entre todas as unidades, sem necessariamente passar pelo centro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com