TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Horizontes

Casos: Novos Horizontes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 4

Valeria de Oliveira

FCDA - Faculdade Carlos Drummond de Andrade

Turma 2009-2012

Complemento de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

NOVOS HORIZONTES - O MARKETING DE SUCESSO

"Em meio a estas novas circunstâncias, todos estão tentando construir a organização ideal, em geral plana, com poucas camadas de chefes e movida diretamente pela satisfação do cliente." Peter F Drucker in Em Entrevista para Harvard Business Review (http://books.google.com.br/)

Segundo Kotler (1999) o marketing de sucesso começa pela pesquisa de mercado. É neste ponto inicial onde se mapeai o mercado. Após essa a segmentação, a empresa poderá definir seu diferencial dos concorrentes de acordo com o alvo a ser atingido. Esta pesquisa deve ser feita com intuito de identificar os retornos aos quais atendam a empresa, reconhecendo as necessidades reais de seus compradores. KOTLER (1999).

Kotler ainda diz que “a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto.” (KOTLER, 2000, p. 25).

Marketing não é vendas, não é vender, é criar o desejo da compra, é tornar seu produto agradável aos olhos, ao tato e ao paladar. Quando se trabalha o marketing dentro de uma empresa, seja ela grande ou pequena, o intuito deve ser de trazer valor ao produto e a marca. Agregar satisfação ao consumidor, trazer ao cliente a necessidade de obter o que se tem na prateleira para vender. Quando Kotler fala sobre “chamar atenção para seu produto” é exatamente isso que ele quer dizer, ele não cita vendas, ou estratégias de como vender, ele não dá idéias de bons argumentos de vendas, ele diz que o produto que sua empresa oferece deve chamar o cliente. KOTLER (2000).

Usando a frase popular “Se não planejar, está planejando fracassar” Kolter fala da importância do planejamento em qualquer empresa. (KOTLER, 1999, p. 205).

O Plano de Marketing deve conter as principais ações boas e más para o negócios e as idéias, não só as visionarias, mas aqueles baseadas em estratégias diretas e objetivas. Kotler (1999), menciona que as principais seções que devem compor um Plano de Marketing são a análise situacional, que além de uma descrição atual da empresa poderá ser feita com uma análise SWOT - stengths (força), weakenesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threat (ameaças), os objetivos, metas e estratégia de marketing, um plano de ação e o controle de marketing. KOTLER (1999).

A ação

Em Marketing Para o Século XXI, Kotler (1999) diz o seguinte os clientes devem estar cientes dos benefícios que o produto oferecido irá proporcionar. Esta proposta de valor como ele menciona é que irá fazer o cliente optar por um produto e não por outro similar, agregando a esse valor um preço que corresponda a ao beneficio oferecido, ou seja, um preço e que caiba no bolso do consumidor.

Com esta mesma linha de raciocínio Kotler (1999) propõem os 4P’s, que se trata de um Mix de Marketing, ferramentas que dão maior sustentação ao produto. São Elas:

• Produto: O que esta sendo oferecido ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com