TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior

Seminário: O Comércio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  165 Visualizações

Comércio Exterior

O comércio exterior ou comércio internacional é a troca de bens ou serviços através das fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande porcentagem do PIB (produto interno bruto).

Dentro do comércio exterior temos várias teorias. Como:

Modelo Ricardiano – Em que prevê que os países irão se especializar em poucos produtos em vez de produzir bens.

Modelo de Heckscher-Ohlin – Em que defende que o padrão do comércio internacional é determinado pela diferença na disponibilidade de alguns fatores naturais.

Fatos Específicos – Supõe que uma economia produz dois produtos, mas com a existência de vários fatores de produção.

Modelo de gravitação - Prevê que o comércio será baseado na distância entre os países e na interação derivada do tamanho das suas economias.

Além de teorias, o Comércio Internacional se resume á Exportação (que é a saída de produtos ou serviços para outros países) e a Importação (que é a entrada de produtos ou serviços de outros países).

O Brasil é a 7º maior economia mundial, de acordo com a pesquisa do Banco Mundial feita este ano. E está entre as 10 maiores economias mundial em critérios de “Paridade do poder de compra”, sendo a maior da América Latina, e está em 79º posição no ranking do IDH (Índice de desenvolvimento humano).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com