TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Empresarial

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  1.857 Visualizações

Página 1 de 4

Mercado Empresarial – O que é, e quais as suas características?

Começando pela definição de mercado, que nada mais é que a soma das forças e condições, onde os compradores e vendedores tomam decisões que tem como resultado a transferência de bens e serviços.

Ou seja, qualquer lugar onde exista essa transferência de bens, ao necessitando ser bens físicos para que exista essa transferência, como exemplo o mercado de títulos.

Daí o marketing divide o mercado em duas categorias: Mercado consumidor e Mercado Empresarial.

O mercado empresarial onde se concentram todas as organizações que compram bens e serviços, e utilizam isso para que consigam produzir outros produtos. É nessa categoria que também se encontram os varejistas e atacadistas, que compram esses bens/serviços com a intenção de revendê-los ou alugá-los e dessa forma, obter lucro.

As características principais do Mercado Empresarial:

  • Estrutura e demanda de mercado: possuí menos compradores; as compras são maiores; existe uma maior concentração geográfica dos clientes; a demanda do comprador empresarial é atrelada (derivada) a demanda do consumidor final; a demanda é inelástica, ou seja, não é tão afetada no curto prazo por mudanças no preço; o mercado empresarial está mais exposto a demanda oscilante.
  • Natureza da unidade de compra: envolvem uma quantidade maior de compradores, que são profissionais em negociação.
  • Tipos e processos de decisão: as decisões de compra são complexas, pois envolvem considerações técnicas e econômicas de grande importância; o processo de compra é formal; os relacionamentos que se desenvolvem no processo de compra geralmente são mais duradouros.

Exemplo de Mercado Empresarial: Uma empresa bem conhecida em Rio Claro, a Brascabos, que produz a parte elétrica (chicotes) para a fabricação de Refrigeradores, Fogões, e alguns carros. Seu principal cliente para a fabricação da Linha Branca é a Whirlpool, e também a Mitsubishi.

Portanto, Mercado Empresarial é onde compreende  organizações agrícolas, comerciais, industriais ou organizações institucionais que produzem ou vendem bens/serviços, para usá-los em produção, comercialização ou locação de outros bens/serviços.

  • Comparação das compras de unidades domésticas e empresas:

Características

Compras de unidades domésticas

Compras empresariais

Especialização dos papéis do cliente

Combinadas ou ligeiramente especializadas

Moderadamente até altamente especializadas

Formalização do processo de compra

Informal

Ligeiramente formar (pequenas empresas) até formal (grandes empresas)

Responsabilidade por decisões

Geralmente não medidas em termos formais

Mensuração rigorosa

Capacidades Internas

Fracas

Fracas (geralmente em pequenas empresas) até muito fortes (grandes empresas)

Complexidade das exigências

Pequena

Complexidade operacional e estratégica

Fonte: Sheth, Mittal e Newman (2001, p.572)

 

Bibliografia: http://marketingfuturo.com/o-que-e-e-quais-as-caracteristicas-do-mercado-empresarial/

Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas.

Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.

Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a procura.

O consumidor como pessoa física, se preocupa com a aplicação de sua renda ou salário, é individualista. O empreendedor tem o enfoque diferente em relação ao mercado: percebe as necessidades de seus clientes e procura supri-las objetivando a plena satisfação deles. No geral essa interação com o mercado é mais empolgante do que o resultado favorável do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com