TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS EMPREENDEDORAS FACE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DO MERCADO EMPRESARIAL BRASILEIRO

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FLÁVIO FERREIRA DE SOUSA

POLÍTICAS EMPREENDEDORAS FACE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DO MERCADO EMPRESARIAL BRASILEIRO

Sousa – PB

2015


FLÁVIO FERREIRA DE SOUSA

POLÍTICAS EMPREENDEDORAS FACE O COMPORTAMENTO CONTEMPORÂNEO DO MERCADO EMPRESARIAL BRASILEIRO

Produção Textual apresentada ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, pólo de Sousa, Paraíba, para obtenção de nota parcial das disciplinas Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Gestão de Projetos e Seminário VII.

Professores (as): Marco Ikuro Hisatomi, Luíz Antônio Gabriel, Alfredo Ribeiro de Almeida, Gisleine Fregoneze e Sebastião Oliveira.

Sousa – PB

2015


Ao Deus Todo Poderoso, que me tem sustentado até aqui. A Ele, a honra de tudo!


RESUMO

Objetivado a ser um instrumento norteador sobre a aplicabilidade de medidas empreendedoras, esta produção textual atenta para a necessidade que tem o Administrador em gerir as organizações segundo a gestão de projetos, Administração da Produção e Logística e Empreendedorismo e Plano de Negócios. É direcionado a esse aspecto que analisaremos o mercado brasileiro, em especial uma breve avaliação do mercado da cidade Sousa, localizada no interior do Estado Paraíba, onde veremos a não correspondência dos anseios dos consumidores desta cidade.

Palavras-chaves: Visão Empreendedora; Planejamento Empresarial.


ABSTRACT

Objectified to be a guiding instrument on the applicability of entrepreneurial measures , this textual production attentive to the need to have the Administrator to manage organizations under the project management, Administration of Production and Logistics and Entrepreneurship and Business Plan. It is intended to analyze this aspect that the Brazilian market, especially a brief assessment of the market town of Sousa , located within the state Paraiba , where we will see the mismatch of desires of consumers of this city.

Keywords: Entrepreneurial vision; Business Planning.


SUMÁRIO

Pág.

1        INTRODUÇÃO        

2        PMBoK: DEFINIÇÃO        

3        5 “S” E O CICLO PDCA        

3.1        Aplicabilidade da Logística nas empresas modernas de Sousa-PB        

4        AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS ENTRE O EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR E INTRAEMPREENDEDOR        

5        CONSLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

.


1        INTRODUÇÃO

Importante precursor da história da Revolução Industrial, o americano Frederick Winslow Taylor já primava pelo desejo de elevar o nível de produtividade, entendendo que o trabalhador deveria produzir mais em menos tempo, sem maximizar os custos da produção.

Em torno desse entendimento, os empreendedores contemporâneos têm desenvolvido métodos e técnicas, a fim de aprimorar esse processo e atender às exigências oriundas de um mercado capitalista e altamente competitivo, onde o perfil de seus consumidores se caracteriza como complexo, devido ao alto nível de exigibilidade que o consumidor tem perante as ofertas do mercado.

Pensando principalmente nessa finalidade, as organizações têm observado que a forma e, como o produto, bem ou serviço tem chagado ao seu público alvo, tem se tornado um dos principais motivos de clientes migrarem de uma empresa para outra, visando sua melhor comodidade e lucratividade, que nesse caso é o menor custo sobre um produto.

É nesse momento onde o empreendedor surge como o ser capaz de dar vida e desenvolver novos projetos. Assim, o chamado empreendedorismo, ou seja, a capacidade de empreender é o ponto inicial para a inovação, a introdução de melhorias no estilo de vida da sociedade moderna.

Ante o exposto, as áreas da Administração têm se tornado cada vez mais específicas, atendendo aos interesses das organizações e consumidores.

Detectada a importância de empreender, entenderemos como indicadores de desempenho podem corroborar para o cumprimento de objetivos e metas.

É voltado a essa percepção, que estudaremos como Políticas Empreendedoras face o comportamento contemporâneo do Mercado Empresarial Brasileiro, podem determinar o sucesso das tomadas de decisões das organizações brasileiras, em especial as da Cidade Sousa-PB sobre os aspectos da Administração da Produção e Logística, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Gestão de Projetos, mediante adversidades como um clima semiárido e escassos recursos para a confecção de seus produtos, bens, e/ou serviços.


2        PMBoK: DEFINIÇÃO

Segundo a enciclopédia livre, Wikipédia[1], o Guia PMBoK:

Identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados.

O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (194.7 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com