TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OPERADOR DE TELEMARKETING X RISCOS FISICOS

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  2.346 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

CELSO MOTA FIUZA

EDMILSON MELO

EDSON

ITALO ROCHA

JEAN SENA

LARISSA LAIANE

LORENA PEREREIRA

O OPERADOR DE TELEMARKETING X RISCOS FISICOS

 

SALVADOR / BA

2015

[pic 3]

CELSO MOTA FIUZA[pic 4]

EDMILSON MELO

EDSON

ITALO ROCHA

JEAN SENA

LARISSA LAIANE

LORENA PEREREIRA

O OPERADOR DE TELEMARKETING X RISCOS FISICOS

Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitario- UNIJORGE à Escola de Belas Artes, no curso de Gestão de Negócios, como avaliação do Projeto integrador

Orientador: Ricardo Teles

SALVADOR / BA

2015

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Os riscos físicos na vida do operador de telemarketing que trabalha com postura inadequada, equipamento defasado, alto índice de estresse e excesso de carga de trabalho.

2. PROBLEMA DA PESQUISA

Quais os riscos físicos sofrem o operador de telemarketing que trabalha com uma postura inadequada, quando submetido a uma estrutura precária da empresa, alto índice de estresse e carga de trabalho?

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Analisar os riscos físicos sofridos pelo operador de telemarketing diante a uma falta de estrutura condizente para a função que desenvolve, assim como o excesso de trabalho e alto índice de estresse.

3.2 Específicos

  • Apresentar a função de operador de telemarketing e sua importância para a sociedade;
  • Explicitar os diversos riscos físicos e psicológicos sofridos por este profissional;
  • Analisar as medidas utilizadas pelas empresas de call center, para prevenir e amenizar tais riscos;
  • Identificar os benefícios da aplicação da ginástica laboral assim como outros mecanismo entre os operadores de telemarketing;
  • Mensurar e analisar o nível de estresse e o índice de absenteísmo existente neste classe profissional diante as diversas patologias que o cometem.

4. JUSTIFICATIVA

A função de operador de telemarketing ou tele atendimento, é exercida preponderantemente ao telefone, utilizando como ferramenta de trabalho, o headset (aparelho acoplado à cabeça, com fone e microfone, no qual o usuário recebe e realiza as chamadas através de linhas telefônicas), e o computador, no qual registra e cadastra todo o seu trabalho.

Tal configuração aliada à organização estrutural e funcional do trabalho faz com que a categoria esteja exposta a LER/DORT, disfonias ocupacionais, transtornos mentais e PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído), além de fadiga relacionada aos movimentos musculares, ao esforço postural, visual e da alta estimulação da atividade mental e emocional.

Segundo dados do MTE e Ministério da Saúde, os operadores vêm adquirindo em grande escala doenças que envolvem o sistema osteomuscular, as funções vocais e auditivas, além de problemas que afetam a sua saúde mental.

A justificativa para realização deste estudo, esta no aumento considerável nas últimas décadas da preocupação com a saúde e com as condições de trabalho dentro das organizações, principalmente aquelas que envolvem um elevado nível de estresse e esforço repetitivo como os Calls Centers.

Este trabalho abordará o serviço de Telemarketing desenvolvido dentro das centrais de atendimento, intitulada de Call Center, indagando principalmente o a insalubridade que envolve tal atividade. A função de operador de telemarketing tem sido tema de grandes discussões dentro de doutrinárias e tribunais, principalmente nos tribunais do trabalho.

Alguns alegam que a atividade de Telemarketing não gera insalubridade para o trabalhador, tendo qualquer pessoa capacidade laborativa para desempenhar essa função. Ocorre que na prática não é o que vemos. Muitos trabalhadores tem se aposentado precocemente devido a grandes distúrbios físicos e psicológicos devido ao meio como desenvolvem o Telemarketing.

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com o aumento do lucro, deixando seus trabalhadores expostos a uma carga horária intensa, descumprindo constantemente legislação trabalhista brasileira. Sabe-se que a atividade exige concentração permanente, raciocínio rápido e habilidades em utilização de terminais computadorizados. Tudo isso, somado ao mais alto nível de estresse.

  • Nessa perspectiva, pretende-se abordar quais os riscos físicos que o Telemarketing e as centrais de Call Center estão suscetíveis, mostrando quais fatores justificam a aplicação e enquadramento no rol de serviços insalubres.
  • Além disso, pretende-se mostrar as doenças relacionadas ao tele atendimento, como LER, DORT, tendinite, problemas na coluna dentre outras que causam o afastamento do trabalhador de suas atividades. Salienta-se ainda sobre a necessidade da aplicabilidade das normas em todas as empresas do setor, seja ela empresa pública, privada ou sociedade de economia mista, assim como quais as medidas de prevenção vem sendo adotadas pelas empresas na diminuição de tais riscos para saúde o trabalhador.

5. REVISÃO DE LITERATURA

De acordo com Ribeiro (2007), o operador de telemarketing, está presente, praticamente, em todos os segmentos de nosso sistema econômico - financeiro, desde bancos, concessionárias, serviços de saúde, de transporte aéreo, de crédito, de telefonia móvel e fixa, de comunicação, delivery, até os mais diversos tipos de atendimento a clientes nos mais diferentes setores. Todos esses campos de trabalho têm espaço para o operador de telemarketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com