TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PIM II UNIP - MARKETING

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

INDAIATUBA/2019

Nº.

NOME

RA

01

ESTEVAN FERNANDES LOPES

1927302

02

03

04

05

06

O trabalho aqui apresentado traz como objeto de pesquisa as considerações acerca da empresa AVK Válvulas do Brasil, nos quesitos inseridos nas matérias do segundo bimestre, Economia e Mercado; Recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada.

Os contextos apresentados e aspectos relevantes da pesquisa norteiam como a empresa opera no Brasil.

Do ponto de vista econômico, visto que parte de suas operações são atreladas á importações e vendas á prazo, bem como seus clientes finais, empresas públicas de saneamento, ás quais operam com investimentos federais,  passando pela gestão de recursos de estoque, matéria prima e insumos, vitais á sua operação produtiva e por fim, um ponto analítico sobre a aplicação da matemática no contexto das operações.

A obra nos trás uma visão crítica em seus aspectos capitulares, pois a empresa, sendo uma multinacional europeia teve de se adequar ao modo de operação no Brasil, conforme cultura de mercado e aspectos fiscais e tributários.

INTRODUÇÃO

Apresentamos, neste projeto, a pesquisa elaborada junto á empresa AVK Válvulas do Brasil. Subsidiária do grupo dinamarquês AVK, líder mundial na fabricação e venda de válvulas e equipamentos para condução de fluídos, como água, esgotos e gás natural.

A empresa, atuante no Brasil desde 2008, concentra suas atividades na fabricação de válvulas para saneamento, na aplicação em água e esgotos, operando em nível nacional e mantendo uma posição sólida no mercado local.

Com faturamento anual de cerca de R$ 50 milhões de reais, a empresa possui em suas atividades locais elementos trazidos de sua filosofia global, como a manutenção de qualidade Premium em produtos, atuando em um mercado não exigente no ponto de vista da qualidade, aliada aos conceitos de cultura de mercado local, onde a burocracia e preços agressivos dos concorrentes tornam a operação da empresa sensível no país.

 A empresa atua fortemente com empresas públicas de saneamento, onde os financiamentos públicos e de bancos internacionais, para obras de infraestrutura, são fundamentais para suas atividades fim, que são as vendas para empreiteiras de obras públicas e participação em processos de compra públicos, como pregões, que em sua grande maioria possui financiamentos de terceiros.

Abordamos o tema financiamento e taxas de juros que são comuns nos negócios da companhia e também problematizamos a visão da micro e macro-economia, com demandas locais e nacionais, que serão exploradas nos devidos capítulos.

Também foi aprofundado o assunto gestão de estoques, uma vez que por decisão da holding, insumos devem ser importados das fábricas do grupo, espalhadas na Europa e Ásia , e, como se dá o controle de estoque mediante prazos, logística marítima e variação cambial.

Por fim, tratamos de entrar um pouco no detalhe sobre conceitos de crédito á prazo, como incidência de juros e riscos de inadimplência e como o fluxo de caixa impacta nas operações de importação e pagamento de fornecedores externos.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A disciplina Economia e Mercado foi abordada em vários aspectos da pesquisa.

A empresa opera em um mercado extremamente concorrido, onde as principais demandas dos produtos são estabelecidas anualmente pelos clientes públicos através de pregões eletrônicos em portais de licitações ou plataformas próprias.

É importante ressaltar que o planejamento de produção e as previsões de vendas são feitas com base nos dados históricos de anos anteriores, pois a cada ano, as demandas são alteradas, impactando na gestão de estoques, que abordaremos em capítulo subsequente.

Isso, dentro de uma visão crítica, representa um alto risco no impacto financeiro da companhia, pois, se as previsões são feitas com bases incertas, em caso de não ser vencedor dos processos licitatórios, isso implica em alto custo de inventário, alto grau de endividamento, e risco em prejudicar as rentabilidades, pois serão forçados a participar de negócios diferentes onde os níveis de preços são menores devido ao grau de exigência qualitativa ser mais baixo em pequenos clientes.

Além das demandas maiores, dentro das grandes companhias de saneamento, existem as demandas via empreiteiros de obras públicas, que ganham certames licitatórios com mão de obra e produtos, e recorrem ao mercado para as aquisições.

Traçando um paralelo no detalhe, com vistas á micro-economia, ou seja, a atuação local no estado de São Paulo, onde está sediada, vimos que as políticas exercidas pelo cliente principal, a Cia de saneamento básico do estado de São Paulo – SABESP, vem de encontro com a principal preocupação do grupo no Brasil com relação á gestão da operação comercial e de produção.

Por ser o maior cliente, geralmente as demandas seguem um crescimento orgânico em torno de 5% ao ano, e pode ser muito bem administrada dentro do planejamento e orçamento de vendas.

Quando ampliamos as pesquisas, e voltamos nossos olhos para a macro-economia, as demandas nacionais não são confiáveis, como abordado acima, e com isso os riscos aumentam em função dos frágeis graus de investimento, federal principalmente.

Com isso, temos que o mercado não apresenta um desenvolvimento econômico satisfatório, muito disso oriundo dos parcos investimentos no setor e da fragilidade na qualificação de fornecedores e produtos, desde o cliente público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com