TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Silencioso E Barulhento

Por:   •  20/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 2

                                        PRECONCEITO SILENCIOSO E BARULHENTO

No dia 28 de agosto de 1963, mais de 200 mil negras e negros estadunidenses se reuniram na capital do país, Washington DC, para se manifestar por trabalho, liberdade, por direitos sociais e contra o racismo, naquela que ficou conhecida como "Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade". Enraizado nas origens da formação do país, o racismo estrutural é silencioso e barulhento, permeando o modus operandi das relações. Ele pode ser observado nas referências de pessoas ricas e brancas ou trabalhadores e negras no marketing, nas piadinhas do cotidiano, e entre outros tantos exemplos, no acesso ao mercado de trabalho.

Reforço que o preconceito pode ser silencioso e barulhento pois vemos como exemplo o caso de George Floyd, Breonna Taylor e João Alberto Silveira Freitas que chocaram o mundo inteiro em 2020, causando grande revolta já que o racismo ficou escancarado de forma brutal e desumana. Temos também exemplos de preconceitos “silenciosos” como desvalorizar o mérito de uma mulher no trabalho, talvez até nem queiram ser atendidos por um LGBT quando forem ao hospital ou ao mercado da esquina.

Atualmente acredito que a pergunta “qual a sua opinião sobre os homossexuais” é tão ultrapassada quanto questionar “qual a sua opinião sobre os negros?”, certamente em 1700 essa pergunta era tão corriqueira e estupida quanto. Apesar de o preconceito geral ser bem presente na sociedade brasileira, sabemos que muitas pessoas e organizações lutam diariamente para mudar esse quadro. Seja no ambiente de trabalho, dando oportunidade e remuneração para todos igualmente ou na sala de aula. Um país diverso, com oportunidades iguais para todos, prospera mais rapidamente, tem menos violência e mais qualidade de vida. Dentro das empresas, a diversidade representa novos olhares, vivências e saberes, ajudando na inovação de processos e produtos – consequentemente mais lucro. Claro que além da punição pelo crime, se deve investir em educação e promoção desse debate, em todas as esferas da sociedade. 

Ana Beatriz Duarte Henrique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com