TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Das Teorias Da Administração

Artigos Científicos: O Surgimento Das Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 O Surgimento das Teorias da Administração

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque especifica a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que são inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas.

A primeira escola foi a Clássica, responsável pela ênfase nas tarefas por Frederick Taylor e Henry Ford e fonte de embasamento de todas as outras teorias posteriores, seja como critica aos pontos falhos dessa ou apropriando-se das vantagens oferecidas pela mesma. A Escola de Relações Humanas logo após a consolidação do pensamento clássico como uma espécie de critica ao dito pelas teorias anteriores, que tinham o funcionário como recurso produtivo. Ainda depois das Teorias Comportamentais, a Teoria Neoclássica surgiu unindo os pensamentos de quase todas as outras prévias.

As mudanças ocorridas no início do séc. XX, em decorrência da Revolução Industrial, exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdícios, ou seja, “a improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração.”

Frederick Taylor buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Essa teoria leva o nome de Administração Científica devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial.

A abordagem Neoclássica surgiu após a Teoria Comportamental e nada mais é do que o resgate da Teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais.

1.2 Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo?

Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais. Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que são inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em que foram fundamentadas. A primeira escola foi a Clássica que abordou a ênfase nas tarefas por Frederick Taylor, Henry Ford e ênfase na estrutura organizacional por Henri Fayol e Max Weber.

No outro extremo filosófico existem as Indústrias Criativas que valorizam exatamente o desprezado pelas Teorias Clássicas: “a criatividade é o elemento central, sendo percebida como necessária para a geração de propriedade intelectual”. As organizações contemporâneas têm percebido a capacidade intelectual e reconhecido a iniciativa de seus funcionários como fundamentais para melhorias no processo produtivo, caminhando em direção à gestão participativa. Essa forma de gestão pode ser entendida como um meio termo entre as Teorias Clássicas e as Indústrias Criativas ou um agregado dessas adotando o que melhor atende as necessidades da organização e, consequentemente , ao mercado atendido.

No Método Taylorista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com