TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ato de planejar

Artigo: O ato de planejar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  Artigo  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Por que planejar?

Planejar é entender a situação atual, visar um objetivo futuro e quais as decisões devem ser tomadas para que se chegue a esse objetivo, porém deve-se determinar os meios com que se vai chegar a esse objetivo e os riscos que teremos que enfrentar no caminho. Em uma empresa planejar é o processo que nos permite reduzir os níveis de incerteza, conhecer o sentido e as direções que as ações tomarão, independente do tamanho ou do ramo a que se dedica a organização. Estudar o mercado e analisar suas necessidades é um bom começo para que o planejamento seja feito com eficácia.

Qual o motivo que me leva a pensar que o simples ato de planejar é tão importante?

O ato de planejar faz parte da nossa história, pois o desejo de transformar sonhos em realidade é uma preocupação marcante em qualquer pessoa. Trata-se de um processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual nos encontramos até o objetivo definido. Diariamente costumamos enfrentar situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos. Transferindo para um ambiente organizacional, para fazer um planejamento, inicialmente deverá ser feito o levantamento de dados internos da Organização (sua trajetória, modelo de gestão, estrutura, entre outros). Feita a coleta e a análise desses dados, os pontos fortes e os pontos fracos certamente serão identificados. Os pontos fortes serão, posteriormente, bastante explorados e terão o reforço de outros que serão desenvolvidos. Os pontos fracos deverão receber tratamento diferenciado para que sejam reduzidos ou eliminados.

Como se calcula a Previsão de Demanda?

A previsão de demanda consiste em métodos quantitativos e qualitativos, no qual são utilizados para obter informações onde são utilizados no planejamento a curto, médio, ou longo prazo. O tempo da demanda dos produtos acabados pode ser classificado em duas categorias: qualitativas e quantitativas:

-Qualitativas: Os modelos quantitativos mais simples para previsão são aqueles que assumem que a demanda encontra-se relativamente estável, flutuando aleatoriamente em torno de um patamar que se deseja estimar. Ex: opinião dos gerentes, vendedores, compradores e pesquisa de mercado.

-Quantitativas: evolução da venda no passado, variáveis cuja evolução e explicação estão ligadas diretamente á vendas, variáveis de fácil previsão, relativamente ligados a vendas e influência de propagandas. Métodos quantitativos são os métodos de previsão baseados em séries de dados históricos nas quais se procura, através de análises, identificarem os padrões de comportamento para que estes sejam então projetados para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com