TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de pesquisa operacional

Tese: O conceito de pesquisa operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Tese  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de pesquisa operacional

Podemos definir o conceito de pesquisa operacional como um método científico que auxilia na tomada de decisões. De forma resumida, pesquisa operacional é um sistema organizado com o auxílio de um modelo, elaborado a partir dos objetivos e variáveis e limitações do problema.

A pesquisa operacional passou a ser amplamente utilizada a parti da 2º Guerra Mundial, como resultado de estudos científicos para auxílio dos militares para resolver problemas de estratégia e tática.

Fases do estudo de Pesquisa Operacional

A seguir definiremos as fases que devem ser seguidas para realizar um estudo de pesquisa operacional, representado pela figura a seguir:

Definição do problema

A definição dos problemas é uma das fases mais importantes do processo de pesquisa operacional, que se baseia em três aspectos:

Descrição exata dos objetivos de estudo;

Identificação das alternativas de decisão existentes;

Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

Pode-se destacar como atividade mais importante entre as três a descrição dos objetivos, pois é a partir dela que o modelo irá surgir. Também é essencial que as alternativas de decisão e as limitações existentes sejam bem explicadas, para que o resultado ao final do processo seja válido e aceitável.

Construção do modelo

A escolha do modelo deve ser baseada na definição do problema, buscando uma maior representação da realidade.

É de fundamental importância a escolha apropriada do modelo para a qualidade da solução fornecida.

Vários tipos de modelos podem ser utilizadas, desde modelos conceituais simples até modelos matemático complexos, que exijam mais trabalho e estudo para sua elaboração operação.

Os modelos mais utilizados em Pesquisa Operacional são os modelos matemáticos, onde são formados por vários tipos de equações e inequações.

Um modelo adequado é aquele cujo a representação do desempenho seja próximo da realidade, além de ser de fácil experimentação. A escolha do modelo varia de acordo com o objetivo, um modelo pode ser apropriado para determinada situação, mas pode ser péssimo para outro.

ETAPA 2

Programação Linear

Os problemas de Programação Linear buscam a distribuição eficiente de

recursos limitados para atender um determinado objetivo, em geral, maximizar

lucros ou minimizar custos. É necessário também que se defina quais as atividades que consomem recursos e em que proporções os mesmos são consumidos. Essas informações são apresentadas em forma de equações as inequações lineares, uma para cada recurso.

Normalmente se tem inúmeras maneiras de distribuir os recursos escassos entre as diversas atividades em estudo, bastando para com isso que essas distribuições estejam coerentes com as restrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com