TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo do gerenciamento de custos

Projeto de pesquisa: O objetivo do gerenciamento de custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.355 Palavras (14 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 14

SÃO PAULO – Brigadeiro

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS

TUTORA: TATIANE TEIXEIRA NASCIMENTO

CAMILO DE LELIS DANTAS – RA 6749345476

PAULO RIBEIRO COSTA – RA 6954489599

SÃO PAULO/SP

2014

1 Objetivo da Gestão de Custos

Permitir medidas corretivas imediatas para a eliminação dos desperdícios, verificando onde é necessário realizar melhoria do processo e redução de custos. As empresas, independentemente do seu porte, tecnologia de produção e mercados atuantes, necessitam buscar atualizações em seus sistemas de gestão de custos. Lucros e custos são grandezas inversamente proporcionais. O lucro será máximo se o custo for mínimo.

Os objetivos principais da gestão de custos são:

a) Avaliação dos Estoques: através dos custos dos produtos obtidos, a contabilidade de custos avalia os estoques permitindo a determinação dos seus resultados;

b) Apoio ao Controle: tem como objetivo explicitar a realidade operacional, controlar custo, qualidade e performance necessários à comparação do padrão estabelecido com o real ocorrido, procurando as causas das variações para a correção das falhas, objetivando o desempenho desejado;

c) Apoio às Decisões: permitir através de informações, a criação de um mecanismo para melhorias contínuas e de dispositivos estratégicos para alcançar vantagens competitivas. Em qualquer circunstância, é sempre possível conter custos, seja pela racionalidade das tarefas, pelo combate implacável aos desperdícios e pela eliminação dos supérfluos. A boa gestão de custos nas empresas é dependente e consequente da coragem decisória dos administradores em mudar processos e comportamentos.

2 Gastos, Custos e Despesas, de uma empresa industrial.

2.1 Gastos :

Gastos são valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações de venda e pós venda. Um exemplo seria o pagamento da conta de telefone e energia elétrica de uma empresa.

2.2 Custos

Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. A Contabilidade gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial. Um exemplo de custo é a compra de máquinas e matérias primas para a produção de um bem.

2.3 Despesas

As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos.

3 Componentes e as Contas básicas no processo de Custeio

a) Mão-de-obra direta: Custo atribuído diretamente ao produto; sendo composta por todo o trabalho aplicado diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes. Compreende tanto o trabalho especializado utilizado ou na matérias primas ou material direto. Atribuído diretamente ao produto compreende materiais comprados pela empresa com a intenção de incorporá-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção parte integrante e essencial do produto. Esse termo é reservado aos componentes compra dos e aplicados no seu estado de recebimento. Exemplos: pneus, rodas, vidros, bancos, entre outros.

b) Custos indiretos de fabricação: representam todos os demais custos industriais que não podem ser identificados como um produto específico: devem ser alocados ou distribuídos aos produtos na base de rateios. Possuem o caráter de custos comuns ou Conjuntos e geralmente incluem todos os outros custos existentes na fábrica necessários para que a mão-de-obra direta possa modificar, por meio do processo de produção, as matérias primas e o material direto.

4 Tipos e Métodos de Custeio

a) Custeio por absorção: o sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando alem dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.

b) Custeio Variável: esses custos variam proporcionalmente à intensidade ou natureza as produção como, por exemplo, comissão sobre as vendas e os impostos é o maior controle sobre os gastos fixos, pois se mantém isolados dos custos das vendas. Basicamente somente os custos variáveis são levados em conta sejam eles diretos ou indiretos.Os sistemas diferem na forma de alocação dos custos aos produtos e principalmente nos custos indiretos. Esta análise tem a finalidade de verificar qual sistema melhor contribui para um controle dos custos da produção, permitindo que a empresa tome conhecimento das atividades desempenhadas nos processos, dos recursos consumidos por estas atividades e dos custos dos serviços prestados com base nas atividades executadas. Os sistemas tradicionais utilizam o esquema básico de custos (separando os custos e as despesas), acrescentam os custos diretos e os custos indiretos de fabricação aos produtos, mediante critérios de rateio. Como a mão-de-obra direta representava a maior parte dos custos das empresas, esta era utilizada como critério básico para se determinar como os custos indiretos seriam alocados aos produtos, gerando distorções nos custos dos produtos.

O Custeio por Absorção determina o custo de cada unidade produzida e de seu total, mostrando onde ocorreram os gastos produtivos, fixos e variáveis, os gastos com mão- de- obra direta, indireta, água, luz, etc. Este sistema consiste na apropriação de todos os custos de produção para os produtos e/ou serviços produzidos. Todos esses custos de fabricação são atribuídos aos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com