TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos de atividades que são de extrema importância para atingir o objetivo da logística de custos e do nível de serviço

Pesquisas Acadêmicas: Os tipos de atividades que são de extrema importância para atingir o objetivo da logística de custos e do nível de serviço. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

Atividade Proposta

1. Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos?Defina o que são atividades chave e atividades de suporte, como cada uma delas impacta na gestão da cadeia de suprimentos?

ATIVIDADES PRIMÁRIAS

Identifica aquelas atividades que são de importância primária para se atingir os objetivos logísticos de custo e nível de serviço. Essas atividades são:

• Transportes;

• Manutenção de Estoques;

• Processamentos de pedidos.

Essas atividades são consideradas primárias porque ou elas contribuem com a maior parcela dos custos total ou elas são essenciais para a coordenação e o cumprimento da tarefa logística.

TRANSPORTES

Para a maioria das firmas, o transporte é a atividade mais importante, simplesmente porque ela é a mais visível e também porque ela é essencial. Nenhuma firma pode operar sem providenciar a movimentação de suas matérias primas ou de seus produtos acabados.

"Transporte" refere-se aos vários meios para se movimentar os produtos. A administração da atividade de transporte geralmente envolve decidir-se quanto ao método de transporte, aos roteiros e à utilização da capacidade dos veículos.

MANUTENÇÃO DE ESTOQUES

Muitas vezes não é possível entregar o produto ao cliente assim que acaba sua fabricação. Da mesma forma, não é possível receber todos os suprimentos no exato momento em que eles são necessários na produção, embora muito se tenha feito dentro dos conceitos de "just-in-time".

A armazenagem torna-se necessária quando por alguma razão temos que guardar uma matéria prima, componente ou produto acabado até a sua utilização. Os estoques agem então como "amortecedores entre a oferta e a demanda".

A manutenção dos estoques pode atingir de um a dois terços dos custos logísticos, o que torna a manutenção de estoques uma atividade-chave da logística. Enquanto o transporte adiciona valor de "lugar" ao produto, o estoque agrega valor de "tempo". Para agregar este valor, o estoque deve ser posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura.

A administração de estoques envolve manter seus níveis tão baixo quanto possíveis, ao mesmo tempo em que prevê a disponibilidade desejada pelos clientes.

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS

Os custos de processamento de pedidos tendem a ser pequenos quando comparados aos custos de transporte ou de manutenção de estoques. Contudo, o processamento de pedidos é uma atividade logística primária. Sua importância deriva do fato de ser um elemento crítico em termos de tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes. É também uma atividade primária que inicializa a movimentação de produtos e a entrega de serviços.

ATIVIDADES DE SUPORTE OU CHAVE

Apesar de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos serem os principais ingredientes que contribuem para a disponibilidade e a condição física de bens e serviços, há uma série de atividades que apoiam essas condições primárias. São elas:

• Armazenagem

• Movimentação de materiais

• Embalagens de transportes

• Suprimentos

• Programação da produção

• Manuseio de informações

As Atividades Logísticas de Apoio (Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação do Produto e Manutenção

da Informação) dão suporte indispensável às Atividades Primárias da

Logística (Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de

Pedidos). Trabalhando integradas, o bom desempenho de ambas é

responsável pela excelência logística de qualquer organização.

Armazenagem

Segundo Ronald Ballou (1993), “refere-se à administração do espaço

necessário para manter estoques”. Tal administração de espaços busca a otimização, transitando, em consequência, em discussões que envolvem problemas de: localização, dimensionamento de área, arranjo físico, configuração de armazéns, entre outros.

Com a antiga missão de “guardar estoques”, o que representava um custo a

mais no negócio, a armazenagem depara-se com sua nova e imprescindível

missão, que é ”gerenciar o fluxo físico e de informações”.

Nessa nova missão, a armazenagem passa a representar um instrumento

de grande importância no que diz respeito à competitividade. Os produtos

passam a ser armazenados de maneira mais eficiente (redução de custos)

e eficaz (qualidade), bem como fornecem as informações necessárias para

a manutenção da informação que veremos logo a seguir.

Como fatores que determinaram a mudança da missão da armazenagem,

podem-se citar: exigências de qualidade, reduções de desperdício, entre

outras. Os dois papéis da Armazenagem são:

• O papel operacional (visão interna): conjunto de processos voltados

para estocagem, movimentação e processamento de produtos e

informações.

• O papel estratégico (visão externa): Elo e coordenação no canal de

distribuição: atender de forma eficaz mercados geograficamente

distantes, procurando criar valor para os clientes.

Manuseio de Materiais

De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com