TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta E Demanda (economia)

Ensaios: Oferta E Demanda (economia). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 4

OFERTA E DEMANDA

OFERTA

Oferta de mercado é a quantidade de um determinado produto a ser vendido em um curto prazo de tempo e a diversos níveis de preços. Porém vários fatores impactam: o valor do produto, a quantidade disponível deste produto, o custo de produção, concorrência, a tecnologia etc. Quando o produto está em alta no mercado o preço tende a aumentar e as empresas a produzir mais, porém quando o preço do produto está acessível os consumidores tendem a comprar mais, assim aumentando a quantidade ofertada do produto. Quando esse preço tende a aumentar a quantidade ofertada fica maior que a quantidade demandada, obrigando assim aos donos de lojas diminuírem os preços dos produtos para que se tenha um equilíbrio entre ambos.

EXEMPLOS:

TABLET

Com a lei proposta pela Presidenta Dilma Rousseff houve um grande aumento na oferta dos tablets, onde foi isento de pagamento de PIS e Cofins a produção de tablets no Brasil. Por esse motivo o preço dos tablets diminuíram, sendo assim mais acessível para nos brasileiros. A procura esta em alta, porque esse produto revolucionou o mercado, com suas características, tamanho, peso que são menores e mais leves que o notbook tendo quase as mesmas funções, além disso, tem um alto nível de interação, rapidez e mobilidade. De acordo com a revista “Valor Investe – Outubro 2011” no primeiro semestre desse ano já foram vendidos 200 mil tablets no país, segundo dados da consultoria IDC. Essa nova febre do momento está conquistando as pessoas e com a acessibilidade de compra devido ao seu preço tendo então um numero maior de consumidores, sendo introduzido também em salas de aulas como ferramenta de estudo para professores e alunos.

INTEL

Com a busca excessiva e necessária por tecnologia à população esta cada vez mais se atualizando, a procura por computadores equipados com o que existe de mais moderno é cada vez maior. De acordo com as noticias em destaque do site Uol e da Intel. A Intel que é uma empresa se softwares, computadores e vários outros produtos e em busca de inovação, ampliação e uma maior oferta de seus produtos firmou parceria com o site (gogeek.com.br), onde o consumidor terá um canal com as ofertas de seus produtos, suas novas tecnologias, onde as pessoas terão um site confiável, podendo comprar seus produtos sem sair de casa. A intel lança também uma comunidade online onde os entusiastas poderão trocar informações sobre novidades e produtos. A intel está divulgando seus novos produtos e tecnologias com um preço acessível para que aumente sua procura e consequentemente um aumento de sua oferta.

DEMANDA

Demanda de mercado é a necessidade (procura) dos consumidores em adquirir um determinado produto por um período de tempo. De acordo com sua necessidade e acessibilidade de preço. Geralmente a demanda é maior quando o valor do produto é menor. Porém existem ocasiões onde o valor e a demanda tendem a subir como, por exemplo, em determinadas épocas do ano: páscoa, natal, dia das crianças, dias das mães etc. Alguns determinantes da demanda são: os preços, a renda do consumidor, gostos, expectativas, marca, atendimento etc.

EXEMPLOS:

DEMANDA POR VOOS

A demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com