TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oferta, demanda e equilíbrio de mercado

Tese: Oferta, demanda e equilíbrio de mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES

DEMANDA,OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

1 – Conceitue a função demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada ?

R :Função demandada de um bem ou serviço é a relação matemática entre a quantidade demandada e o preço do bem ou serviço. A diferença entre demanda e quantidade demandada é que por demanda entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades , enquanto por quantidade demandada devemos entender um ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade.

2 – Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas têm aumentado. Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática ? Justifique.

R :Efetivamente, a procura de uma mercadoria não é influenciada apenas por seu preço, existe uma série de outras variáveis que também afetam a procura, para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pela renda dos consumidores, pelo preço dos bens substitutos ( ou concorrentes ), pelo preço dos bens complementares e pelas preferências ou hábitos dos consumidores.

3 – Conceitue a função oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria ?

R :A função oferta é a relação matemática entre a quantidade ofertada e o preço desse bem ou serviço. Além do bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos dos fatores de produção ( matérias-primas, salários ), por alterações tecnológicas e pelo aumento do número de empresa no mercado.

4 – Por que o governo costuma estabelecer preços mínimos ( garantidos) para os produtos agrícolas ? Quais as políticas que pode adotar ?

R :Por que trata-se de uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado, ou seja ajuda-lo diante de uma possível queda acentuada de preços e consequentemente da renda agrícola.

O governo pode adotar dois tipos alternativos de políticas :

A ) Comprar o excedente ( Q0menosQ0’) ao preço mínimo P min ( política de compras ),

B ) Pagar subsídio no preço ( política de subsídios ) , o governo deixa os produtos colocarem no mercado toda a produção Q0 , que provocará grande queda no preço pago pelos consumidores (P cons). Os produtores receberão P min, e o governo bancará a diferença ( P min – P cons ).

Evidentemente, o governo optará pela política menos onerosa.

5 – Sobre a elasticidade – preço da demanda :

A ) Quais os fatores que influenciam a elasticidade – preço da demanda ?

R :Os fatores que influenciam o grau de elasticidade- preço da demanda são : Existência de bens substitutos, Essencialidade do bem , Importância do bem, quanto ao seu gasto, no orçamento do consumidor.

B ) Por que a elasticidade- preço da demanda de sal é próxima de zero ?

R : Porque o sal é um bem essencial, não há bens substitutos disponíveis e sua importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com