TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operacional

Resenha: Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  207 Visualizações

1.4.3.5 Operacional

O planejamento operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Estabelece-se basicamente planos de ação ou planos operacionais.

a. Ações: é necessário uma integração entre o que é planejado em nível estratégico, administrativo e operacional. O planejamento em nível operacional é chamado de ações, que devem refletir a real necessidade de pessoas e recursos, servindo para comprometer as pessoas com os planos.

b. Cronograma: para que haja um acompanhamento desse compromisso, se estabelece um cronograma no qual as datas instituidas servirão de controle para que as ações sejam efetivamente realizadas.

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa a condução da liderança, assim como o controle de suas atividades. Porém, para que se alcance o efeito desejado, necessita-se do apoio e comprometimento de todo o corpo funcional da empresa, nos mais variados níveis hierárquicos. Cabe aos gestores, enfatizarem a importância que o mesmo proporcionará para a organização: provisiona informações para a tomada antecipada de decisões, possibilita a atuação de forma pró-ativa, aumenta a eficiência e eficácia em seus processos/serviços, e principalmente permite um acréscimo em competitividade que a empresa agregará para enfrentar o dinâmico mercado do mundo globalizado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com