TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Empresarial

Ensaios: Organização Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 8

AFIRMATIVAS (FALSAS OU VERDADEIRAS)

1) O crescimento de uma empresa industrial pode ser feito por delegação de autoridade (estrutura em linha) ou para os lados (assessorias). FALSO

De acordo com Russomano (2000), para crescer, o empresário contrata um mestre de Produção para ajudá-lo, delegando parte da sua responsabilidade. Em seguida, este contrata auxílio e chega-se a uma estrutura de organização em linha. No próximo crescimento, ainda através da delegação, o empresário contrata um Gerente de Vendas e um Contador e cria o cargo de Gerente de Produção para comandar os mestres de Produção. Daí em diante, o crescimento deverá ser feito para os lados contratando especialistas para apoiar o gerente em funções de suas especialidades.

2) Cabe à Engenharia determinar como se constitui o produto e como e onde as várias peças são produzidas. VERDADEIRO

Cabe a Engenharia de Produto o projeto do produto, o que envolve desenhos, tolerâncias, escolha do material, especificações entre outros. A Engenharia Industrial toca a decisão de como e onde devem ser produzidas as várias peças componentes e conjuntos, e como essas peças e conjuntos articulam-se para constituir os produtos; é quem decide, em princípio, quanto à procedência das peças (compra ou fabricação) e, também, respondendo comumente pelo projeto do ferramental e, às vezes, pela sua produção (Russomano, 2000, p. 28).

3) A responsabilidade pela qualidade dos produtos da empresa é exclusivamente do Controle de Qualidade. FALSO

Pois o Controle de Qualidade é encarregado de verificar se os padrões de qualidade especificados pela Engenharia estão sendo obedecidos. Ele não é o departamento responsável pela qualidade dos produtos apenas partilhando dessa responsabilidade com a Produção e Compras, além é claro do próprio departamento de Engenharia (Russomano, 2000, p.29).

4) Embora caiba ao PCP a determinação do que, quando e quanto produzir não há necessidade que a Produção e Compras lhe sejam subordinados. VERDADEIRO

O PCP encarrega-se de emitir as várias Ordens, programar e movimentar as Ordens de Fabricação e acompanhara produção de um modo geral. As providencias por ele solicitadas destinam-se a Produção e também a Compras, ambos funcionando portanto segundo instruções do PCP. Esse relacionamento, entretanto, não significa uma relação de dependência, isto é, não é necessário que aqueles departamentos lhe sejam subordinados para que sigam suas instruções (Russomano, 2000, p. 29).

5) Produção é o órgão encarregado de transformar matérias-primas em peças fabricadas e agregá-las em submontagens e, por último, em produtos. FALSO

A produção transforma matérias-primas em peças fabricadas, cria submontagens e monta-as, juntamente com as peças compradas para obter os produtos acabados dentro das especificações, prazos, quantidade e custo (Russomano, 2000, p. 35).

6) A melhor subordinação de Compras é sob o Gerente Financeiro, pois movimenta, em geral, entre matérias-primas e peças compradas, mais de 60% do custo do produto. FALSO

Comprar é o incumbido de adquirir matérias-primas, peças e submontagens que não serão produzidos na fábrica. Embora indiscutível sua melhor subordinação ao Gerente Industrial, pois é responsável por uma função tipicamente industrial, encontramo-lo, frequentemente, subordinado ao Gerente Financeiro ou mesmo diretamente à Diretoria (Russomano, 2000, p. 30).

7) A função de Recursos Humanos é importante em qualquer empresa, independentemente do tamanho. VERDADEIRO

De acordo com Russomano (2000), Recursos Humanos é a unidade encarregada do recrutamento e seleção do elemento humano necessário à execução de todas as tarefas da empresa. A consideração com o elemento humano tem mudado desde as épocas distantes do inicio da Revolução Industrial, sendo generalizado, hoje em dia, o conceito de que o elemento humano é o patrimônio mais precioso da empresa. Isso tem se refletido na importância dos Recursos Humanos, justificando-se, plenamente, sua ligação direta com a Diretoria, reforçada pela circunstancia de que lhe cabem também os problemas de pessoal da Gerencia e da Gerencia Financeira (Russomano, 2000, p. 30).

8) Manutenção só deve agir quando solicitada pela Produção para consertar um equipamento com defeito. VERDADEIRO

Da Manutenção espera-se que cuide adequadamente das máquinas, equipamentos e instalações, bem como dos edifícios e terrenos. A manutenção terá que atender a pedidos de consertos eventuais e executar um programa de manutenção preventiva (Russomano, 2000, p. 29).

9) As solicitações de Vendas devem, sempre, passar pela Engenharia antes de seguir o PCP, pois os produtos sofrem modificações constantes e a Engenharia precisa atualizá-los. FALSO

PCP é aquele setor responsável pela coordenação dos vários departamentos da fábrica, com vistas ao bom atendimento das solicitações de Vendas que lhe são encaminhadas, cabendo-lhe providenciar que as mesmas sejam atendidas no prazo e quantidade exigidos (Russomano,2000, p. 28).

10) A prestação de serviços é muito variada não sendo possível encontrar uma organização empresarial típica nem aplicar os princípios usados na produção industrial, tais como funções de linha e de assessoria. VERDADEIRO

A prestação de serviços é muito variada e por isso não é possível falar de uma organização empresarial desse tipo embora os princípios já abordados também aqui se apliquem. Sempre podemos encontrar uma função de Produção e funções de apoio como Vendas e Finanças (Russomano, 2000, p. 33).

8 – CASOS E EXERCÍCIOS

1 – Marco Aurélio formou-se em Administração de Empresa não propriamente por vocação e sim porque não tinha conseguido ser aprovado no exame vestibular de Engenharia que tentou duas vezes. Gostava muito de mecânica, principalmente de “mexer” no próprio carro; estava sempre a par das ultimas novidades tendo, inclusive, projetado alguns dispositivos com relativo sucesso.

Ganhava a vida como vendedor, carreira na qual se destacou mercê de seu grande relacionamento, participação em várias agremiações esportivas e sociais e situação proeminente de sua família na sociedade carioca. Enfim, reunia todas as características indispensáveis a um bom vendedor. Trabalhava para uma fábrica de acessórios eletroeletrônicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com